Desafios para o testemunho das Igrejas na EuropaDesafios para o testemunho das Igrejas na Europa

Novos desafios para o testemunho das Igrejas na Europa. É o tema que os representantes de todas as Igrejas cristãs da Europa debaterão em Genebra de 26 a 28 de janeiro no encontro do Comitê Conjunto da Conferência das Igrejas Europeias (Kek) e do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (Ccee). O encontro lê-se no comunicado divulgado nesta segunda-feira realiza-se no dia seguinte ao encerramento da Semana de Orações pela Unidade dos Cristãos e terá como anfitrião o metropolita Emmanuel de França, Presidente da Conferência das Igrejas Europeias.

O encontro é anual e inclui, além dos secretários gerais dos dois organismos, sete membros da Conferência das Igrejas Européias e sete membros nomeados pelo Conselho das Conferências Episcopais Europeias Ccee. Durante o encontro se falará dos desafios demográficos, políticos e econômicos diante das Igrejas e da Sociedade. Ajudarão a refletir o professor de demografia na Universidade Milano-Bicocca, Giancarlo Blangiardo, e Alister McGrath, docente de Teologia no Kings College de Londres. Estão previstos também momentos de trocas de experiências pastorais e locais, sobre a atual situação em contínua mudança.

Ainda na agenda dos trabalhos estes temas: a presença dos ciganos (Rom, Gitanos); o diálogo com os islâmicos na Europa e a atual situação política e econômica européia. Participarão este ano dos encontros a nova presidência do Conselho das Conferências Episcopais Européias e os membros do Comitê Conjunto nomeados em outubro de 2011. Acompanham o Arcebispo de Esztergom-Budapeste e Presidente do Conselho, Cardeal Péter Erdõ, os cardeais Ângelo Bagnasco, Arcebispo de Gênova e Dom Józef Michalik, Arcebispo de Przemy, vice-presidente do Conselho.

Ao lado do Presidente da Conferência das Igrejas Européias, o Metropolita Emmanuel de França (Patriarcado Ecumênico) estarão o Bispo Christopher Hill (Igreja da Inglaterra) e Cordelia Kopsch de Ekd (Alemanha). Durante os trabalhos, os participantes encontrarão também os secretários gerais e os representantes do Conselho Mundial das Igrejas, da Federação Mundial Luterana (Lwf), da Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas (Wcrc) e da Act Alliance, bem como os representantes das igrejas locais da área de Genebra.

Na noite de 27 de janeiro, os participantes serão recebidos pelo Núncio Apostólico, Dom Silvano Tomasi, também Observador Permanente da Santa Sé junto às Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Genebra. O Comitê Conjunto da Conferência das Igrejas Européias é uma comunhão de 120 Igrejas ortodoxas, evangélicas, anglicanas e vétero-católicas. Já ao Conselho das Conferências Episcopais Europeias pertencem as atuais 33 Conferências episcopais presentes na Europa.