Denúncia: Jornalistas intimidados e presos na Síria

O Movimento Pax Christi Itália, “extremamente preocupado pelo aumento da violência e das doenças entre desalojados e refugiados adere à campanha internacional promovida pela ‘Action for Peace’ e apela pelo fim dos crimes e violações contra jornalistas e trabalhadores da mídia na Síria”.

“Os signatários da nota rechaçam qualquer forma de intimidação proveniente do governo ou de grupos da oposição armada contra jornalistas e organizações da mídia. A liberdade de imprensa e de expressão são direitos universais e inalienáveis. Toda violação deve ser condenada e rechaçada”.

“Pedimos a imediata libertação de todos os jornalistas, dos condenados por opinião e dos agentes de paz ainda prisioneiros em cárceres do governo ou em mãos de grupos armados. Governos europeus e médio-orientais, instituições e associações internacionais devem contrastar aqueles que tentam suprimir a liberdade de expressão, boicotar a imprensa independente e impor uma censura constante. É compromisso de todos defender a sociedade civil síria e o direito à livre informação. A paz, antes de tudo, é a força da verdade. Aderimos com vigor ao recente apelo do Papa Francisco para que na Síria, no Iraque, e nas terras do Oriente Médio que “jorram lágrimas”, o direito à dignidade, ao diálogo e à esperança se realize”, conclui a nota.

 

Local: Roma
Fonte: Rádio Vaticano