Cinema, jornalismo, fama, moda, busca por sensações, comédia, propaganda, televisão… tudo isso faz parte do caldeirão da cultura contemporânea cada vez mais persuasiva. A chamada “cultura pop” (ou cultura popular) é o tema do livro Engolidos pela Cultura Pop, escrito por Steve Turner, um renomado jornalista e escritor de biografias de grandes nomes da cultura atual. O livro tem a proposta de colocar, lado a lado, fé cristã e cultura pop para, assim, percebermos como elas se relacionam. Longe de tratar apenas de teorias, Engolidos pela Cultura Pop é uma palavra de quem está dentro da cultura pop, sem, porém, ter sido engolido por ela.
Steve Turner é jornalista, poeta e escritor inglês. É crítico musical e colaborou com diversas revistas, como Melody Maker, Rolling Stone, NME – New Musical Express e Christianity Today. Entre seus vários livros estão Engolidos pela Cultura Pop (Editora Ultimato), Cristianismo Criativo? (W4 Editora) e The Beatles – a história por trás de todas as canções (Editora Cosac Naify).
O livro Engolidos pela Cultura Pop fala da influência da propaganda, das novas tecnologias, das celebridades, da literatura, enfim, da cultura da nossa época.
E, mais. Steve Turner ajuda o leitor a fazer diferença entre o modo como a Bíblia enxerga os produtos, os símbolos da cultura, e a forma como eles nos são apresentados.
O que vestimos, o que lemos, o que vemos e como nos movemos pelas ruas, pelas redes sociais e também nas igrejas tem tudo a ver com discernimento espiritual – ou a ausência dele.
Para o autor de Engolidos pela Cultura Pop, a pergunta não é “o que devemos evitar?”, mas “o que e como devemos consumir?”. Como apreciar, criar e criticar as tendências e os modismos?
Uma leitura profunda e divertida. Essencial para os cristãos que querem fazer diferença nos diferentes campos da cultura.
A cultura pop é um conjunto de ideias, perspectivas, atitudes e imagens que emergem das massas, influenciadas pela mídia e pelo entretenimento. Ela abrange diversos elementos, como música, cinema, televisão, moda, tecnologia e até mesmo literatura, alcançando um amplo público e promovendo uma conexão entre diferentes gerações e culturas.
No início da década de 1990, a internet começou a transformar como a cultura pop era consumida e compartilhada. A rede mundial de computadores permitiu que fãs de todo o mundo se conectassem e compartilhassem suas paixões, enquanto plataformas de streaming e redes sociais possibilitaram a criação e a disseminação de conteúdo em escala global.
Com a popularização das redes sociais e o surgimento dos influenciadores digitais, a cultura pop se expandiu ainda mais, alcançando novos públicos e gerando novas formas de entretenimento. Plataformas como Instagram, YouTube, TikTok e Twitter permitiram que indivíduos se tornassem ícones da cultura pop por meio de seus conteúdos e personalidades, influenciando tendências e comportamentos em diversas áreas, como moda, gastronomia e estilo de vida.
Steve Turner é autoridade no assunto cristianismo e cultura, principalmente no que diz respeito à interação cristã com as artes e a cultura pop, muito influenciado por Hans Rookmaaker, Francis Schaeffer e C. S. Lewis.
A crença de que, se o Cristianismo é verdadeiro, ele é verdade em todas as áreas da vida. Não é apenas verdade para uma pequena área “espiritual”. É a verdade sobre ‘o que é’ e, portanto, pode ser aplicada à nossa compreensão das artes e da cultura. Em vez de ser um obstáculo ao meu envolvimento na cultura, deveria ser uma grande vantagem.
Precisamos de força e conhecimento para tomar parte nessa batalha. Quanto mais completamente cristãos somos em nossa vida devocional, comportamento e estudo, é mais provável que o trabalho que produzimos seja o que o crítico de língua inglesa, T. S. Eliot chamou de “implicitamente cristão”.
Diante do narcisismo, hedonismo, consumismo, relativismo, boçalismo, pseudocientificismo, teologia da prosperidade, liturgia de espetacularização e cultura de morte, cuja produção são armadilhas para o ignorante. Tem razão o que disse Steve Turner: “Nessa batalha Precisamos de força e conhecimento. Afirmo: “A força do Espírito Santo e o conhecimento da teologia bíblica.
Prof. Dr. Inácio José do Vale
Graduado em Teologia com Licenciatura pela Universidade Católica Santa Úrsula – Rio de Janeiro/RJ.
Especialista no Ensino de Filosofia e Sociologia pelo Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson – Araras/SP.
Doutor em Ciências Sociais da Religião pela American Christian University-USA.
Fontes:
https://ultimato.com.br/sites/engolidos-cultura-pop/
https://theinvisiblecollege.com.br/entrevista-com-steve-turner/