Cristãos e hinduístas juntos contra a globalização da indiferença

Por ocasião da festividade hinduísta de “Diwali”, no próximo dia 3 de novembro, o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso enviou uma mensagem de felicitações e de encorajamento. Esta festa celebra a vitória da verdade sobre a mentira, da luz sobre as trevas e do bem contra o mal.

A mensagem cita o Papa Francisco que, visitando a comunidade de Varginha, no Rio de Janeiro, recordou que “a cultura da solidariedade é ver no outro não um concorrente ou um número, mas um irmão. E nós somos todos irmãos”. Trata-se, como diz sempre o Santo Padre, de contrastar a “cultura da exclusão”, a “cultura do descarte” e a “globalização da indiferença”.

“Independentemente das nossas diferenças étnicas, culturais, religiosas e ideológicas, todos nós pertencemos a uma única família humana”– recorda ainda a Mensagem à comunidade hinduísta mundial. O Pontifício Conselho adverte que “na sociedade do materialismo e do desprezo dos valores espirituais e religiosos mais profundos”, existe a perigosa tendência a dar idêntico valor às coisas materiais e às relações humanas. Por isso, é importante considerar “um imperativo para todos os povos” promover uma cultura da relação e da solidariedade.

A mensagem se conclui fazendo votos que, “apoiados nos ensinamentos das nossas respectivas religiões e conscientes da importância de construir relações autênticas, nós – hinduístas e cristãos, juntamente a todas as tradições religiosas e as pessoas de boa vontade – possamos agir individual e coletivamente para favorecer e reforças as família humana através da amizade e da solidariedade”.


Local: Cidade do Vaticano
Fonte: Rádio Vaticano