“Ele parece ser bom e tá na cara”. “Não prestei atenção no que disse, mas vi o amor em seus olhos”. “Veio um Papa novo porque o velho tinha 86 anos”.
São algumas frases que a jornalista ‘vaticanista’ Marinella Bandini coletou no livro “É quente a sua roupa branca?”. São dez capítulos escritos por crianças, reunindo suas curiosidades, surpresas e simplicidade. Na nossa frente, reaparece aquela imagem do homem vestido de branco que na noite de 13 de março apareceu na sacada cumprimentando o povo com ‘Boa noite’.
“Quando vi a fumaça branca fiquei contente, mas quando apareceu o Papa na janela fiquei mais ainda”, diz um menino de 8 anos. Outros lembram: “Vi na TV que não quis o anel de ouro e entendi que é bom e gentil”; refletem: “Mandou parar o papamóvel para descer em meio do povo porque tem tanto amor para dar”; perguntam: “Dorme sempre de pijama branco?”, e pedem “Que fique ainda conosco por muito tempo”.
Marinella Bandini diz que o Papa gosta de ser o ‘Bispo de Roma’, e por isso, ela quis que as crianças romanas lhe contassem a eleição de Bergoglio, o que pensam, quais são suas impressões e perguntas.
Ela falou com 200 crianças de seis a dez anos, da ‘cidade do Papa’, e elas se entregaram, confiando alegrias e esperanças, abrindo seus corações e fazendo perguntas sem algum receio. “Os nomes são inventados, mas as palavras, autênticas”, garante a jornalista.
“As crianças se sentem amadas por este homem ‘que veio de longe’, e que lhes é tão querido, próximo e familiar que não hesitam em retribuir com simpatia e carinho”.
Fonte: Rádio Vaticano
Local: Cidade do Vaticano