A Conferência Episcopal da Costa Rica está preparando um documento para “iluminar o eleitorado na campanha política, à luz da Doutrina Social da Igreja católica”: foi o que anunciou o Bispo de Cartago, Dom José Francisco Ulloa. Em nota enviada à Agência Fides, ele acrescenta que o texto será apresentado daqui a cerca 15 dias. Quarta-feira, 2, teve início a campanha eleitoral para escolher o Presidente da República, o Vice-presidente e os deputados da Assembleia Legislativa nas eleições de 2 de fevereiro de 2014. Será a primeira vez que os costarriquenhos poderão votar também do exterior.
Para redigir este texto, continua a nota, se reuniram todos os Bispos que compõem a Conferência Episcopal, “para compartilhar as ideias gerais”. Depois, enviaram suas reflexões a uma comissão de especialistas composta por sacerdotes, sociológicos, especialistas em política e economia, que elaborarão um documento final. Depois da revisão e, eventualmente, da modificação do texto por parte dos Bispos, o documento será publicado com a assinatura de toda a Conferência Episcopal.
“Queremos dar uma orientação ao eleitorado – precisou Dom Ulloa -. Os candidatos não são mencionados, se trata de um critério geral. Os eleitores têm a liberdade de consciência, e nós jamais diremos para votar num determinado partido. Queremos iluminar o eleitorado para que tenha juízos claros no momento de escolher o candidato ou o partido que melhor responde aos interesses da Costa Rica”. Segundo a imprensa nacional, os vários candidatos e os respectivos partidos acolheram de modo positivo esta iniciativa da Igreja.
Fonte: Rádio Vaticano
Cartago