Celebrações integram as comemorações dos 300 anos do encontro da Imagem de Aparecida.
Integrando as festividades dos 300 Anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, o Santuário Nacional realiza esta noite uma cerimônia especial. A celebração terá início às 19h e marcará a Coroação Solene da Imagem de Nossa Senhora Aparecida com a Coroa Jubilar. Ainda durante o rito, será inaugurada a Cúpula Central do Santuário Nacional, presente dado por devotos de todo o país à sua Padroeira.
Coroação – A cerimônia de Coroação contará com a participação do cantor Daniel, dos grupos Cantores de Deus, Vida Reluz, Adoração e Vida, além da participação da Camerata do PEMSA (Projeto de Educação Musical do Santuário de Aparecida). Na celebração, será utilizada a Coroa Jubilar, preparada durante nove meses com a terra das capitais dos estados do Brasil.
Cerca de 40 bailarinos vão compor as coreografias que embelezam o momento e retratam a devoção do povo brasileiro. Durante o rito, a história do encontro e do crescimento da veneração à Nossa Senhora Aparecida também serão recordadas.
Inauguração da Cúpula – Outro momento que promete emocionar os peregrinos será a inauguração da Cúpula Central do Santuário Nacional. A obra, iniciada em 2012, está acima do principal Altar da Basílica envolveu duas empresas mundialmente reconhecidas na arte em mosaico, a Orsoni, fabricante das pastilhas, e a Friul Mosaic, responsável pala montagem.
A autoria da arte é do artista sacro Cláudio Pastro e retrata a chegada dos peregrinos à Aparecida. Para isso, Pastro representou pássaros da fauna brasileira e uma grande árvore, em referência a parábola da semente de mostarda, retratada no evangelho de Mateus.
Programação – Ao fim da cerimônia, uma procissão vai recordar o encontro da Imagem no rio Paraíba do Sul. Saindo do Santuário Nacional, os fiéis vão seguir até o Porto Itaguaçú, local onde aconteceu a pesca da Santa há 300 anos.
Durante a noite, para acolher os peregrinos, acontece uma Vigília das 0h às 04h, que será encerrada com a oração do Terço na Tribuna Papa Bento XVI, seguida de uma missa no mesmo local. No interior da Basílica, às 07h30, acontece outra celebração eucarística.
Às 09h30 têm início a Missa Solene, que será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, representante do Papa Francisco. Outras duas celebrações acontecem ao longo do dia, sendo que a última, ás 19h, encerra as comemorações do Jubileu.
A programação chega ao fim às 20h30 com o Festival da Padroeira, com a participação de 12 cantores da música popular brasileira. Às 23h, um show pirotécnico fecha com chave de ouro o dia dedicado à Padroeira.
Fonte: Santuário Nacional