Santo Domingo (RV) – A Conferência Permanente dos Partidos Políticos da América Latina e do Caribe (Copppal), afirmou na terça-feira (5/11) que assume “com alegria” o novo acordo de paz alcançado entre o Governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).
O Presidente da Copppal – o dominicano Manolo Pichardo – afirmou em um comunicado divulgado em Santo Domingo, que se trata “de um feito importante”, e espera confiante que com este acordo a Colômbia “caminhe para a paz definitiva”.
Por outro lado, Pichardo destacou os avanços do diálogo entre o oficialismo e a oposição da Venezuela.
O político dominicano afirmou que “com os avanços do diálogo na Venezuela se vai impondo a sensatez e o interesse coletivo dos venezuelanos para superar a crise”.
Ademais, reconheceu o trabalho de mediação do Vaticano, assim como do ex-Primeiro Ministro espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero e dos ex-Presidentes Leonel Fernández (da República Domincana) e Martín Torrijos (Panamá), com o apoio da União das Nações Sul-americana (Unasur).
“Trata-se de que nossa América Latina viva em harmonia e com os avanços no diálogo da Venezuela, e a nova assinatura dos Acordos de paz na Colômbia, leva-se tranquilidade à região”, afirmou o também deputado diante do Parlamento Centro americano (Parlacen).
Fonte: Rádio Vaticano