Comece fechando os olhos e imaginando Jesus ao seu lado…
“A contemplação é a expressão simples do mistério da oração. É um olhar de fé fixo em Jesus, uma escuta da Palavra de Deus, um amor silencioso. Realiza a união com a oração de Cristo, na medida em que nos faz participar no seu mistério” (CIC 2725).
No entanto, esse tipo de oração pode ser comprometido por distrações e pensamentos desobedientes. Pode ser difícil contemplar em oração, quando vários pensamentos continuam lotando nossa mente!
Uma maneira de acalmar seus pensamentos é seguir o conselho de Santo Inácio de Loyola:
“A um passo ou dois do lugar onde tenho de meditar ou contemplar, pôr-me de pé, por
espaço de um Pai-Nosso, levantado o espírito ao alto, considerando como Deus nosso Senhor me olha, etc; e fazer uma reverência ou uma genuflexão” (Exercícios Espirituais, nº 75).
No livro “Introdução à Vida Devota”, São Francisco de Sales apresenta um método semelhante:
“Implica exercitar sua imaginação comum, imaginando o Salvador para si mesmo em Sua Humanidade Sagrada como se Ele estivesse ao seu lado, como costumamos pensar em nossos amigos, e imaginando que os vemos ou ouvimos ao nosso lado”.
Quando você ocupa sua mente com a presença de Deus, você ficará surpreso ao ver como os outros pensamentos se acalmarão, principalmente se você olhar para o rosto de Jesus!
Portanto, na próxima vez que você reservar um tempo para a contemplação, tente este exercício e veja se a sua oração melhora.