Na parte da tarde desta terça-feira, 18 de junho, dando continuidade à reunião do Conselho Permanente da CNBB, o bispo de Paranavaí (PR) e referencial da Pastoral do Turismo, dom Mário Spaki, acompanhado do padre Manoel Filho, coordenador nacional da Pastoral do Turismo, apresentou aos bispos reflexões sobre a Pastoral.
Voltada a uma pastoral de evangelização 360º, padre Manoel Filho ressaltou que o foco da Pastoral está em evangelizar a vasta realidade do turismo no Brasil. “Ela não é a Pastoral do Turista, é do turismo, é algo mais amplo”, recordou aos bispos.
Na ocasião, padre Manoel apresentou a data, oficialmente, do IX encontro nacional da Pastoral, que acontecerá nos dias 7 a 10 de novembro, em Niterói, no Rio de Janeiro, ocasião em que consolida e dá continuidade no diálogo e na busca por práticas turísticas de fé pelo Brasil. Ele também provocou reflexões sobre o lugar da Pastoral, sobretudo na Conferência, e sua relação com a Pastoral dos Santuários.
Avaliação da 61ª AG CNBB
Na sequência, o bispo de Mossoró (RN), dom Francisco de Sales, apresentou os resultados da avaliação do episcopado brasileiro sobre a 61ª Assembleia Geral da CNBB, ocorrida de 10 a 19 de abril, em Aparecida, São Paulo. Os bispos, padres e assessores foram consultados, por meio de um formulário, que considerou aspectos avaliativos dos expositores, horários das missas, retiro, encaminhamentos, dentre outras temáticas.
Nota-se, segundo os dados apresentados, que os indicadores “bom” e “ótimo” prevalecem em todos os itens avaliados. “Foi uma experiência importante para conhecer e se inteirar da caminhada sinodal da Igreja no Brasil”, disse uma das avaliações.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE)
Dando continuidade à reunião, dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS) e membro da equipe que elabora o texto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora na Igreja no Brasil (DGAE), fez uma memória do trabalho feito na 61ª Assembleia Geral da CNBB, no que tange à elaboração do instrumento de trabalho das Diretrizes.
Foi apresentada a estrutura do texto, a partir das considerações feitas na Assembleia, para que o Conselho Permanente pudesse apreciá-lo. Na oportunidade, a partir dos destaques do texto, os bispos teceram comentários.
Campanha da Fraternidade 2025
No fim da tarde, o padre Jean Poul Hansen, secretário-executivo de Campanhas da CNBB, apresentou a data do próximo Seminário Nacional da Campanha da Fraternidade de 2025. A iniciativa vai acontecer de 26 a 29 de setembro, na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF). São convidados a participar 2 articulares e 1 comunicador de cada regional da CNBB. A CF de 2025 tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
O padre também falou sobre o progresso do Projeto “Capacita em Rede”, uma parceria entre a CNBB e o IF Sul de Minas, que oferece cursos rápidos e gratuitos nas áreas de tecnologia e formação profissional. Por fim, apresentou o tema da Campanha para a Evangelização deste ano, que é “Jesus, nossa esperança, habita entre nós” e o lema “É nossa missão anunciá-lo”.