São 45 os finalistas da 53ª edição dos Prêmios de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que participarão, de forma virtual, de um programa de televisão dinâmico, com produção coordenada pela TV Pai Eterno. O programa será transmitido pelas emissoras de televisão de inspiração católica no dia 20 de outubro, quarta-feira. Na ocasião, será feito o anúncio dos 15 ganhadores da edição.
Conheça alguns dos finalistas:
Coral dos Canarinhos – O Coral dos Canarinhos de Petrópolis é um dos finalistas dos Prêmios de Comunicação. O coro mais antigo do país foi um dos escolhidos na categoria “Iniciativas em Redes Sociais”, referente ao prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida, com o Especial dos 78 anos do Coral dos Canarinhos de Petrópolis, que foi exibido pela TvFranciscanos da Província da Imaculada Conceição do Brasil, em 15 de agosto de 2020.
Em entrevista ao portal Diário de Petrópolis, frei Marcos Antonio de Andrade, presidente do Instituto dos Meninos Cantores (IMCP), não escondeu a alegria e o entusiasmo com a indicação. “Pela primeira vez somos indicados ao prêmio da CNBB em uma história de quase 80 anos de coro”, frisou. “Sem dúvida, é uma marco na história de evangelização dos frades menores franciscanos junto ao coral e indica que, mesmo em tempos de pandemia, onde tudo é tão incerto e desafiador, estamos trilhando o caminho certo”, revelou.

Para o regente do Coral dos Canarinhos, Marco Aurélio Lischt, ser indicado a um prêmio é sempre motivo de reconhecimento do trabalho, “principalmente neste período difícil em que estamos passando, mantendo nossos ensaios on-line e também outras aulas de música. Estamos muito lisonjeados”, frisou.
O Coral dos Canarinhos de Petrópolis é um grupo que tem em sua primeira missão o serviço à Igreja Católica. “Termos esse reconhecimento pela CNBB é motivo de muita satisfação e orgulho de sermos músicos sacros em um país onde há tantas dificuldades. Creio que somos mais do que um coro de meninos e jovens. Somos uma instituição que educa e forma bons cidadãos, abrindo caminhos para que as novas gerações tenham melhores oportunidades na vida”, destacou.

Série Meu Voto Importa – Produzida pelas assessorias de imprensa da CNBB, regional Sul 4, e da diocese de Joinville (SC), a série com quatro vídeos no formato de animação foi inspirada nas ‘Orientações dos bispos catarinenses para as eleições municipais de 2020’. Os quatro vídeos concorrem na categoria Redes Sociais do Prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida. Assinam a autoria e produção: Carolina Oliveira (diocese de Joinville), Eduardo Schmitz (diocese de Joinville), Franklin Machado (CNBB Sul 4) e Tatiana Sabatke (diocese de Joinville).
Assista e conheça os vídeos em uma playlist no canal do Youtube da CNBB Sul 4 (clicando aqui).

O coronavírus e as veias abertas da América Latina – A matéria publicada no jornal Diário Catarinense do Grupo NSC Comunicação com o título “Pandemia: O coronavírus e as veias abertas da América Latina” foi escrita pela jornalista Ângela Bastos e concorre na categoria revista do Prêmio Dom Helder Câmara.
Na reportagem, jornalistas latino-americanos contam a situação em seus países de combate ao Covid-19. Para ler na íntegra (clique aqui).
A jornalista Ângela Bastos já foi finalista dos Prêmios de Comunicação da CNBB. Em 2018 foi a vencedora, também do Prêmio Dom Helder de Barros Câmara, com a reportagem “Sozinhas – A história das mulheres que sofrem violência no campo”.

Online com os santos – Concorrendo na categoria aplicativos do Prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida está o ‘Online com os santos’ do projeto Tuitando com Deus. O aplicativo tem o intuito de oferecer um encontro virtual com mais de 100 santos de todo o mundo. Entre os envolvidos com o planejamento do aplicativo está Gustavo Huguenin, morador de Florianópolis (SC).
Gustavo é o coordenador de comunicação do projeto além de ser responsável pela criação das ilustrações e vídeos animados dos santos. Saiba mais sobre o aplicativo (clicando aqui).
Relatório do SJMR – O Relatório anual (2020) do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados é um dos três finalistas dos Prêmios, na categoria Revista.
O documento apresenta dados, informações, recortes dos atendimentos e um detalhamento dos projetos e ações que foram desenvolvidos, no último ano, nos cinco escritórios do SJMR no país: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Manaus (AM) e Porto Alegre (RS). Aacesse o relatório.

Catolicismo midiático, juventude e testemunho: uma análise do Programa PHN da TV Canção Nova – A estudante Virginía Diniz, egressa do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é uma das três finalistas, na categoria Papa Francisco. O trabalho é resultado de pesquisas que a autora desenvolve desde 2009, com o TCC apresentado à UFMA e cujos desdobramentos seguiram no Grupo de Pesquisa em Audiovisual na Convergência (G-PEAC), até o mestrado.
Membro do movimento Renovação Carismática Católica (RCC), ex-integrante da Comissão Nacional de Comunicação da RCC Brasil (2016-2021) e atualmente responsável pela Comunicação no Centro de Estudos Renovação no Espírito (CERNE), instituição de estudos teológicos sobre Pneumatologia, Virginia foi convidada, em 2020, a colaborar com o site Mídia, Religião e Sociedade e atualmente é doutoranda na Unisinos, onde possui um projeto de tese sobre Midiatização do Catolicismo em períodos de distanciamento social, em virtude da Covid-19 no regional Nordeste V da CNBB.
“Sinto-me feliz em estar entre os finalistas de um prêmio tão importante para a Comunicação na Igreja do Brasil e da América Latina. Significa muito mais do que um título ou uma premiação simplesmente, mas alimenta nossa vontade de colaborar com a ciência e o bem comum através do nosso empenho intelectual e de nossa fé. Divido a honra de estar entre as finalistas, junto com a amiga Andreia Gripp e com o pesquisador Marco Tulio, responsável pelo site Mídia, Sociedade e Religião, que concorre com sua tese onde estudou a Midiatização entre os peregrinos no Caminho de São Tiago de Compostela”, afirmou Virgínia Diniz.
Com informações do regional Sul 4 e Diário de Petrópolis