“Jovens, não tenhais medo de ser santos”. Esta frase de São João Paulo II foi o tema do XXVI Congresso da Juventude Católica da Diocese de Petrópolis, que aconteceu no domingo, 18 de maio, no Ginásio Pedrão, em Teresópolis, reunindo mais de 6 mil pessoas, sendo a maioria jovens. O encontro que começou pela manhã, com a animação da juventude, terminou no mesmo estilo com o show apresentado pela banda católica, Rosa de Saron.
O bispo diocesano, Dom Gregório Paixão deixou o Ginásio do Pedrão muito feliz com o resultado do Congresso da Juventude, frisando que foi uma grande graça celebrar a “maravilha que é a juventude”. O bispo disse que a Igreja conta com os jovens para que sejam evangelizadores e com a própria juventude levem o Cristo a todos os lugares.
O Congresso da Juventude desde o inicio, ainda no sábado, quando 200 lideranças jovens, representando as 44 paróquias da Diocese, se reuniram no Pré-Congresso para estudos e missão, a presença de São João Paulo II foi marcante. No Ginásio do Pedrão um dos momentos marcantes foi quando os jovens, mostrando o cotidiano da juventude, que inclui dança, esportes, estudos, entraram acompanhando a imagem do Papa João Paulo II, canonizado pelo Papa Francisco.
São João Paulo II também foi o centro da pregação de Renato Vargens, da Comunidade Shalom, que abordou a santidade segundo João Paulo II. Para Renato o importante é que o jovem entenda que é possível viver bem e desfrutar de tudo que a vida oferece, desde que seja ordenado por Deus. “É importante que o jovem entenda que ele foi criado para ser santo. Fomos chamados para viver a santidade e não podemos ter medo de ser santo. O jovem quando é santo desfruta de tudo que a vida oferece, mais tudo deve estar ordenado por Deus. João Paulo II foi um jovem que desde o inicio viveu para Deus e não foi atoa que, quando assumiu o pontificado convocou os jovens a levar o evangelho a todos”.
Durante o Congresso alguns jovens deram testemunho de como vivem a fé em Cristo, mostrando que é possível ser jovem, buscando e vivendo a santidade. Aproveitando a animação dos jovens, os organizadores promoveram uma competição de flash mob por decanatos. O momento central do Congresso foi a Santa Missa, presidida pelo bispo diocesano e concelebrada por vários padres.
Em sua homilia, Dom Gregório destacou a frase dita por Jesus no Evangelho: “Eu sou o Caminho, a verdade e a Vida”, lembrando que não adianta buscar em outros lugares a salvação que vem por Cristo. O bispo também ressaltou outro trecho do Evangelho, quando Jesus, diante do pedido de Felipe para que mostre o Pai, afirma: “Há tanto tempo estou convosco e não me conheceis?”.
Segundo o bispo, anda hoje é possível que Cristo diga isso para pessoas que o seguem, comungam, pregam, mas mostram não conhecer realmente Jesus quando tem uma vida desregrada, distante daquilo que Jesus ensina. Mas, não foram apenas as frases ditas por Cristo que Dom Gregório assinalou. O bispo chamou atenção para a atitude de Tomé e Felipe, que tiveram a ousadia de perguntar os porquês a Jesus. Ele convidou todos a terem essa coragem. “Nós estamos no meio de um congresso da juventude e eu gostaria de dizer a você: querido jovem, seja ousado, corajoso, destemido. Falo de uma ousadia que constrói que abre o coração para a busca da verdade”.
Fonte: Assessoria de Imprensa