Confissão para o Natal

    Tende piedade ó Senhor, misericórdia (Sl 50)

    A Igreja, como Mãe Misericordiosa, recomenda que todos os fiéis realizem ao menos uma vez por ano a confissão sacramental – chamada de confissão auricular – em vista da preparação da Páscoa de Nosso Senhor. Mas, é claro que é prudente nos confessarmos sempre que acharmos necessário e, sobretudo agora no final do ano em vista do Natal de Nosso Senhor. Algumas paróquias realizam nesse período o Mutirão de Confissões do mesmo modo que é realizado durante a Quaresma.

    Conforme chegamos ao final do ano, é necessário “limpar a casa” e jogar fora tudo aquilo que não queremos levar para o próximo ano. Por isso, é necessário limpar o nosso coração e realizar a confissão sacramental para poder acolher o Menino Jesus que virá e celebrar o final de ano de maneira leve.

    As paróquias costumam realizar no final do ano a “celebração penitencial”, uma maneira de pedirmos a Deus o perdão de nossos pecados, mas é claro que a celebração penitencial nos prepara para a confissão diante do padre, ou seja, a confissão auricular ou individual. Portanto a celebração penitencial nos ajuda a lembrar de nossos pecados e a realizar posteriormente uma boa confissão. Para realizar uma boa confissão é necessário fazer um bom exame de consciência, que podemos realizar ao longo da celebração penitencial.

    Para viver esse período com leveza e alegria, é necessário sentir o perdão e o amor de Deus, para que possamos transmitir o perdão e o amor aos nossos semelhantes. A confissão é uma oportunidade que temos de sentir o amor de Deus por nós, e ainda colocar em prática aquilo que rezamos no Pai Nosso: “Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem tem nos ofendido”, ou seja, se Deus nos dá infinitamente o seu perdão, devemos, do mesmo modo, amar os nossos semelhantes.

    Um bom exame de consciência é aquele que fazemos a partir dos dez mandamentos da lei de Deus, pois todas as vezes que pecamos infringimos um dos dez mandamentos. Por isso, para realizarmos uma boa confissão não podemos chegar na Igreja e ir logo para o confessionário, precisamos antes conversar com Deus e fazer um bom exame de consciência. Os três primeiros mandamentos referem-se à nossa relação com Deus e os outros sete referem-se à nossa relação com o próximo. Por isso, antes de nos confessarmos, o melhor exame de consciência que podemos fazer é a partir dos dez mandamentos.

    Durante esse tempo do Advento procure o sacerdote e realize a confissão sacramental auricular, para poder celebrar de maneira pura o Natal do Senhor. O sacerdote naquele momento é o próprio Cristo, que nos acolhe e perdoa. O padre não vai nos julgar e nem condenar, pelo contrário, vai orientar e absolver dos pecados, e muito menos, não vai sair contando os pecados já que o segredo de confissão é impenetrável. Por isso, não tenha medo de realizar a sua confissão e se preparar bem para o Natal do Senhor.

    A confissão é uma oportunidade de purificar a alma para receber o menino Deus que deseja nascer em nosso coração nesse Natal. Após a confissão nos sentimos mais leves e nos sentimos como que abraçados por Deus, e ainda nos tornamos mais livres para amar e perdoar o nosso próximo. Lembrando ainda que podemos nos confessar ao longo do ano inteiro, sempre que sentirmos necessidade, mas sobretudo em preparação a Páscoa e ao Natal.

    No intuito de ajudar a realizar uma boa confissão, antes de se confessar reze o ato de contrição, pode ser realizado ao chegar na Igreja quando fizer o exame de consciência, após a celebração penitencial, ou ainda, diante do sacerdote antes de confessar os pecados. Segue um exemplo de ato de contrição, pois, existem outros que podem ser feitos:

     Meu Deus, eu me arrependo de todo o meu coração
    de Vos ter ofendido, porque sois bom e amável.
    Prometo, com Vossa graça,
    esforçar-me para não mais pecar.
    Meu Jesus, misericórdia.
    Amém.

    Para receber a absolvição dos pecados é necessário estar arrependido de ter cometido os mesmos. Confessemo de coração sincero, pois também Deus nos perdoará de coração sincero.

    Para se confessar é necessário ter fé também, ou seja, acreditar que naquele momento nos confessamos diante do próprio Cristo, e não para um ser humano. Temos que acreditar que o padre, que naquele momento representa o próprio Jesus, é capaz de perdoar os nossos pecados. Durante a missa Deus nos perdoa os pecados veniais, e é necessário confessar os chamados pecados graves ou mortais que não são perdoados durante a missa. Sejamos honestos conosco mesmos e confessemos os nossos pecados, até porque, para comungar é necessário estar em estado de graça, para que não comunguemos a nossa própria condenação.

    Desejo um santo Advento que prepare o Natal para todos, com Jesus no coração e com a alma limpa. Desejo ainda, uma boa confissão em preparação ao Natal. Procure a sua paróquia e veja o horário de confissões e se haverá o mutirão de confissões de maneira auricular. Se preferir, em várias igrejas temos confissões diariamente com padres atendendo com muita dedicação e respeito. Não importa o local, mas que a confissão seja realizada.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here