Confiança no amor misericordioso de Deus

    O Papa Francisco lançou mais uma Exortação Apostólica no último domingo, dia 15 de outubro. O estímulo para lançar essa nova Exortação Apostólica são os 150 anos do nascimento de Santa Tereza do Menino Jesus e da Santa Face. Também, no dia 15, comemoramos o Dia dos Professores e Santa Tereza é considerada uma grande mestra e exemplo para todos os educadores.

    A confiança na misericórdia infinita de Deus nos abre ao amor, seja ao amor de Deus por nós, por sempre estar disposto a nos perdoar, seja o amor ao próximo, pois se Deus nos ama e nos perdoa infinitamente, também devemos amar e perdoar infinitamente o nosso próximo. É uma via de mão dupla, ou seja, se eu peço perdão a Deus e suplico o amor d’Ele por nós, devemos fazer o mesmo com o nosso próximo, pois, como alerta São João, se eu digo que amo a Deus e odeio o meu próximo me torno um mentiroso.

    Santa Tereza do Menino Jesus dizia a frase que estimula essa Exortação Apostólica: “A confiança no amor misericordioso de Deus”. Ao longo da nossa vida, devemos percorrer esse caminho e nunca desistirmos de buscar o amor e a misericórdia de Deus. Ele está sempre pronto a nos perdoar. Muitas vezes, somos nós que nos cansamos de pedir perdão.

    A confiança na misericórdia de Deus nos faz levantar todos os dias e seguir em frente e por meio da fé acreditamos que a salvação é para todos. Deus não quer a morte do pecador, mas antes que ele se converta e viva. É um pouco do que experimentamos na unção dos enfermos, pois até o último momento de nossa vida podemos nos arrepender de nossos pecados e receber o perdão de Deus. O sacramento da Unção dos Enfermos é considerado o sacramento de cura, ou seja, cura da alma, pois recebemos o perdão de todos os nossos pecados. Por isso, até o último momento de nossa vida aqui na terra, Deus busca salvar-nos.

    Santa Teresinha do Menino de Jesus é a padroeira das missões e rezava incessantemente por toda a Igreja e pela conversão dos pecadores. Comemorando os 150 anos de seu nascimento, tudo o que ela disse continua ainda bem atual. O Papa Francisco escolheu publicar essa Exortação na data da comemoração da outra Tereza: Santa Tereza de Ávila.

    Santa Teresinha do Menino Jesus viveu pouco tempo aqui na terra (apenas vinte e quatro anos), mas deixou escritos profundos que muito contribuíram para a vida e reforma do Carmelo e para a missão da Igreja. E também escritos espirituais profundos, como por exemplo: “A história de uma alma”, que ajudou na espiritualidade de muitos fiéis. Muitos fiéis davam testemunhos de graças alcançadas por intercessão de Santa Teresinha logo após a sua morte.

    Teresa encontrou o Papa Leão XIII, por ocasião da peregrinação a Roma em 1887, e pediu-lhe autorização para entrar no Carmelo com a idade de quinze anos, pois só era permitida a entrada a partir dos dezoito anos. Pouco tempo depois de sua morte, São Pio X percebeu sua enorme importância espiritual para toda a Igreja, afirmando que ela se tornaria a maior Santa dos tempos modernos.

    Santa Teresinha foi declarada venerável em 1921 por Bento XV, que elogiou as suas virtudes, com foco na infância espiritual. Foi beatificada há cem anos e, depois, canonizada em 17 de maio de 1925 por Pio XI, que agradeceu ao Senhor ter-lhe permitido que Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face fosse a primeira beata que elevou às honras dos altares e a primeira santa canonizada por ele. Em 1927, o mesmo Papa declarou-a padroeira das missões, pois do Carmelo intercedia por toda a Igreja. Foi proclamada uma das padroeiras da França, em 1944, pelo Papa Pio XII, que em diversas ocasiões aprofundou o tema da infância espiritual. O Papa São João Paulo II a declarou Doutora da Igreja.

    Santa Teresinha nos ensina que devemos levar Jesus aos outros, até mesmo através do nome que ela escolheu para a vida religiosa: Teresinha do Menino Jesus e Santa Face. O Menino Jesus precisa ir em todos os lares e ter espaço em todas as famílias. Estamos no mês missionário, eis o tempo propício para sairmos de nossos comodismos e ir ao encontro dos outros. Como nos alerta o Papa Francisco, é necessário ser uma “Igreja em saída” e levar Jesus Cristo a todas as famílias. É necessário que o Pastor sinta o “cheiro das ovelhas”, cuide das ovelhas feridas e sare as doentes.

    Santa Teresinha tinha um amor muito grande por Jesus, desde o seu nascimento. Ao longo de toda a sua vida nutriu por Jesus um profundo amor respeitoso e tudo o que acontecia com ela, agradecia a Jesus. Por causa desse amor tão grande a Jesus, ela decidiu a se entregar inteiramente a Ele consagrando a sua vida no Carmelo. Por isso, ela escolheu o nome de Santa Teresinha do “Menino Jesus”, pois ela dizia que pertencia a Ele e a mais ninguém. Na sua cela, Santa Teresinha gravou estas palavras: “Jesus é o meu único amor”.

    O Papa Francisco quer nos estimular a, primeiramente, confiar na misericórdia de Deus e, em segundo lugar, através do exemplo de Santa Teresinha, a sermos missionários e levar o Menino Jesus a todos os lares. Temos ainda a motivação de estarmos no mês missionário, por isso, não devemos ter medo de anunciar Jesus Cristo. Em tempos de guerra e violência que vivemos é necessário anunciar aquele que é o príncipe da paz.

    Caminhemos com os olhos fixos em Jesus e confiantes em sua misericórdia por cada um de nós. Confiemos em seu amor por nós e em seu perdão que é eterno. Depositemos sempre nossa confiança no Senhor e entreguemos a Ele os nossos problemas. Ele sempre estará conosco e nos ajudará a passar por cada dificuldade. Santa Teresinha confiava inteiramente no Senhor e entregava a Ele todos os seus problemas. Entregando ao Senhor os nossos problemas, será mais fácil passar por eles.

    Sejamos ainda caridosos uns com os outros, que é maior virtude cristã. Poderemos ser caridosos levando uma palavra de carinho e conforto para quem precisa. Santa Teresinha, mesmo dentro do Carmelo, viveu a caridade, servindo e amando as irmãs que moravam com ela. Que possamos, pouco a pouco, crescer nessa virtude do amor.

    Por fim, que tenhamos acesso a essa Exortação Apostólica e que continuemos a rezar pela missão da Igreja no mundo inteiro. Sejamos também nós missionários e missionárias e participemos ativamente das atividades pastorais de nossas paróquias, pois isso também é fazer missão. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here