Como Deus promete nos dar tudo o que é essencial na vida

Embora Deus tenha prometido satisfazer as nossas necessidades espirituais e materiais, isso não significa que sejamos espectadores ociosos.

Deus é generoso, gentil e misericordioso e sempre procura prover para seus filhos.

Jesus falou muitas vezes da bondade do seu Pai celestial e de como ele satisfaz todas as nossas necessidades essenciais:

“Por isso eu te digo: Não te preocupes com a tua vida, com o que vais comer ou com o que vais beber, nem com o teu corpo, com o que vais vestir. Não é a vida mais do que a comida, e o corpo mais do que a roupa? para as aves do céu: elas não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros, e ainda assim seu Pai celestial as alimenta?

Pão de cada dia

Ao mesmo tempo, Deus não nos alimenta apenas como um gênio, estalando o dedo e fazendo aparecer pão no nosso prato.

Ele nos convidou a cooperar no atendimento às nossas necessidades e não quer que fiquemos ociosos.

O Catecismo da Igreja Católica comenta esta realidade na sua secção sobre o Pai Nosso:

“Pão nosso O Pai que nos dá a vida não pode deixar de nos dar o alimento que a vida exige: todos os bens e bênçãos adequadas, tanto materiais como espirituais. No Sermão da Montanha, Jesus insiste na confiança filial que coopera com a providência de o nosso Pai não nos convida à ociosidade, mas quer libertar-nos das preocupações. Tal é a dedicação filial dos filhos de Deus.

São Paulo, em particular, expandiu esta realidade espiritual nas suas cartas aos Tessalonicenses:

Ordenamos a vocês, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que se separem de todo irmão que vive na ociosidade e não conforme a tradição que vocês receberam de nós. Porque vocês mesmos sabem como devem nos imitar; Não estávamos ociosos quando estávamos com vocês, não comíamos o pão de ninguém sem pagar, mas com cansaço e trabalho trabalhávamos noite e dia, para não sermos um fardo para nenhum de vocês. Não foi porque não tivéssemos esse direito, mas para dar-lhes um exemplo para imitarem na nossa conduta. Pois bem, mesmo quando estávamos com vocês, demos-lhe esta ordem: quem não quer trabalhar não deve comer.

A principal lição de tudo isto é que devemos colocar a nossa confiança em Deus. Devemos trabalhar diligentemente pelo pão nosso de cada dia, mas ao mesmo tempo não ficar ansiosos, sabendo que o nosso Deus é generoso e quer o melhor para nós.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here