Durante a criação dos filhos, muitas vezes enfrentamos vários desafios. Porém, a resposta está nos hábitos e na rotina. Principalmente quando se trata de incorporar uma rotina de oração na família.
Por exemplo, por que a hora de dormir é tão louca? A rotina precisa de um ajuste: temos que atrasar um pouco a hora de dormir no verão porque o sol ainda dificulta o relaxamento. Por que minha família tem tanta resistência em arrumar? É porque quando limpamos em horários aleatórios do dia é um pedido inesperado, mas quando limpamos em horários fixos do dia é fácil de fazer porque é um hábito.
Ao orar

O mesmo vale para a oração. Quando oramos juntos em família algumas noites e outras não, ou apenas algumas vezes por mês, a oração parece um convidado inesperado e necessitado que exige nosso tempo. Mas, quando fazemos da oração uma rotina que mantemos todas as noites, há menos reclamações e a oração é uma atividade normal à noite, em vez de uma atividade extraordinária e evasiva.
Encontrando sua rotina
A noite é o melhor momento para a nossa família porque estamos todos juntos e ninguém precisa sair de casa. Porém, dependendo da programação da sua família, a manhã pode ser o melhor horário. Independentemente da hora do dia, é útil escolher um horário e cumpri-lo.
Você pode ouvir o que funciona para outras pessoas. Há quem reze o terço pela manhã em família logo pela manhã, quando todos acordam. Outros reproduzem uma gravação das leituras diárias da missa e todos a ouvem durante o café da manhã.
Como orar
Há famílias que têm um tempo de estudo bíblico familiar em que leem e refletem juntos as Escrituras, no estilo da Lectio Divina . Comece apresentando aos seus filhos a Liturgia das Horas. Rezar juntos a oração da noite, com cantos e procissões pela sala. O Pequeno Ofício da Virgem Maria é mais simples e fácil de acompanhar para os nossos leitores iniciantes do que o breviário normal com horas.
Uma família com crianças mais velhas ou jovens poderia facilmente ter um ambiente tranquilo e reflexivo para oração. Enquanto crescem, não exija que os pequenos fiquem parados, apenas que brinquem calmamente ou olhem os livros próximos. Incluímos muito canto, pois todos parecem se conectar com isso e isso ajuda a direcionar o ruído em uma direção.

Flexibilidade
O tempo de oração passa por muitas variações ao longo dos anos: desde rezarmos juntos uma década do Rosário, até simplesmente rezarmos juntos uma Ave-Maria por pessoas específicas que precisam das nossas orações, até ao momento mais elaborado de canto e procissão que temos agora.
Incluindo um simples exame de consciência em algum momento do dia e melhor se for à noite. Essa é a beleza da oração. Assim como crescemos em nossa capacidade de nos comunicarmos uns com os outros, também podemos crescer em nossa capacidade de nos comunicarmos com Deus. É natural e bom que a nossa oração mude à medida que mudamos.
Quando nos comprometemos com a oração e permanecemos consistentemente presentes, damos a Deus uma oportunidade sólida de trabalhar em nossos corações. Esse é um hábito que você definitivamente deveria incutir em seus filhos.