Como começar a ler a Bíblia com sucesso

Se você não sabe como começar, mas tem interesse em começar, ensinamos diversas maneiras de ler a Bíblia para que você não desanime na primeira tentativa.

Basicamente, pode ser lido em comunidade ou sozinho. Desta forma nos complementamos. Além disso, a comunidade também é uma ajuda para que não tomemos o caminho errado na interpretação dos textos, seguindo o Magistério da Igreja.

Lectio divina

Mas a leitura pessoal da Bíblia também é muito útil, porque na Palavra de Deus, Ele mesmo nos fala e nos guia no caminho da nossa vida. Na tradição da Igreja desenvolveu-se um método chamado lectio divina . Consiste em quatro etapas: lectio (leitura) – meditatio (meditação) – oratio (oração) e contemplatio (contemplação, habitação com Deus).

Este método ilustra bem que a leitura da Bíblia é uma conversa entre Deus e o homem (Deus fala connosco, na oração damos-lhe uma resposta) e que, em última análise, é um dom de Deus que nos seja permitido habitar na sua presença.

A melhor maneira de ler a Bíblia

pai lê a Bíblia

A Bíblia não é um jornal. Resiste a uma leitura superficial. Portanto, os mesmos princípios se aplicam à oração. Em primeiro lugar, precisamos nos recompor e ficar quietos. Uma oração (uma novena, uma dezena do rosário) pode ajudar-nos nisso, mas sobretudo um breve pedido para que o Espírito Santo nos inspire a ler a Palavra de Deus, como fez no seu tempo através dos escritores que a escreveram. eles escreveram.

Lemos os textos lenta e cuidadosamente. Após cada leitura, meditamos. Estas perguntas, ou perguntas semelhantes, podem ajudar-nos a fazer isso: Qual é o significado deste texto? O que eu entendo? Que não entendo? O que Deus está tentando me dizer através dele? Que posso fazer? Os textos bíblicos devem ser lidos várias vezes.

Comece com o Evangelho de São Mateus

obturador_1903357783.jpg

Não se trata de ler o máximo de textos possível, mas de realmente aprofundar o que lemos. Um diário pode nos ajudar nisso, anotando o que este ou aquele texto nos deixou. Devemos repetir as partes importantes (frases, versos, passagens curtas) até que as saibamos de cor. Assim ficarão escritas em nossos corações e nos acompanharão por toda a vida.

Uma sugestão é começar com um Evangelho, talvez São Mateus . Os textos são-nos familiares porque os encontramos regularmente na Missa, mas como ali só ouvimos um fragmento, é muito interessante conhecer o contexto mais amplo.

Depois vamos ao início da Bíblia e olhamos Gênesis 1 e 2, que descrevem os acontecimentos mais importantes da história da salvação no Antigo Testamento: a criação do mundo, a vida dos nossos primeiros pais, a revelação de Deus no a sarça ardente, o êxodo dos israelitas do Egito, os acontecimentos no Sinai, os Dez Mandamentos, etc.

Se meditássemos em um único salmo (o Livro dos Salmos ) todos os dias, leríamos todos os salmos em meio ano. Certamente isto também moldaria a nossa oração pessoal. Durante o Advento pudemos ler o Livro de Isaías . Os escritores do Novo Testamento referem-se repetidamente a este livro, que contém textos maravilhosos sobre a salvação de Deus.

O Evangelho de São Lucas, os Atos e São Paulo

Depois podemos passar para outro Evangelho, talvez São Lucas , e para Atos . Esses dois escritos devem ser lidos como um só, pois se complementam, pois foram compostos pelo mesmo escritor. Quem quiser voltar aos escritos de São Paulo deve começar pela primeira carta aos Coríntios. É muito interessante porque nos mostra o pensamento do apóstolo sobre temas interessantes: a cruz, a Eucaristia , a ressurreição , etc.

Mas o cerne dos escritos de São Paulo é, sem dúvida, a Carta aos Romanos, na qual ele resume a essência do Evangelho que pregou. Ele desempenhou um papel central na história da teologia. Depois podemos olhar para os escritos de João: o Evangelho e a primeira carta de São João.

Que a leitura da Sagrada Escritura seja de grande benefício espiritual para todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here