A Comissão Especial para Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) celebrou o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, realizando, na mesma oportunidade, dias 1 e 2 de setembro, um encontro para avaliação e planejamento das atividades pastorais.
Dom Vicente Ferreira, dom Gabriele Marchesi, dom Norberto Foester, dom Francisco Cota e dom Edson Damian fizeram uma análise da conjuntura social e eclesial, com a assessoria dos demais membros da Comissão: Moema Miranda, frei Rodrigo Peret, Roberto Malvezzi e padre Dário Bossi.
A Comissão apontou que a Campanha da Fraternidade sobre Ecologia Integral já está frutificando, em numerosas paróquias e dioceses do Brasil, despertando sensibilidade e compromisso do povo de Deus em defesa da Casa Comum.
Durante o ano de 2025, foram realizados também 5 encontros macrorregionais em preparação à COP30 de Belém, capacitando centenas de multiplicadores e multiplicadoras locais, que por sua vez se comprometeram a convocar encontros em seus territórios.
Desta maneira, a Comissão para Ecologia Integral e Mineração, juntamente a outras pastorais e organismos, tornam-se uma referência para a coordenação de processos de formação e transformação da realidade à luz do Evangelho, em tempos de grave crise ambiental e climática.
Diversos instrumentos de estudo e leitura crítica da realidade foram produzidos com a participação ou a autoria da Comissão: o Manifesto sobre Ecologia Integral, as orientações pastorais para as igrejas locais frente à mineração, a Mensagem das Conferências e Conselhos Episcopais Católicos da África, América Latina e Caribe e Ásia por ocasião da COP30. A Comissão está recomendando esses materiais de aprofundamento em todas suas atividades de formação e articulação das pastorais.
A Comissão estará presente na COP30, participando do Simpósio organizado pela CNBB no começo do encontro internacional em Belém e integrando-se também nas mesas de debate do Tapiri Inter-religioso e da Cúpula dos Povos.
Prioridades para o próximo ano
A Conissão definiu como prioridades para o próximo ano continuar sendo, de um lado, a proximidade aos territórios afetados pela mineração, com particular apoio às igrejas locais que defendem as comunidades ameaçadas; e do outro, a assessoria aos bispos da CNBB, para fortalecer seu ministério em defesa dos pobres e da Mãe Terra e da promoção da conversão da Igreja e da sociedade à Ecologia Integral.
A Comissão reforça o desejo expresso pelo Papa Leão XIV, na mensagem para o Dia Mundial de Oração para o Cuidado da Criação, 2025, de que a mensagem da encíclica Laudato Si’ “continue a nos inspirar, e que a ecologia integral seja cada vez mais escolhida e partilhada como caminho a seguir”.
Por Willian Bonfim com informações do padre Dário Bossi