Em sintonia com o tema da Campanha da Fraternidade 2017, a Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB divulgou o tema e lema do Dia Nacional da Juventude (DNJ) do ano que vem. As temáticas estão relacionadas à defesa da vida e da terra, sendo esta a “casa comum”, como ressaltou Papa Francisco na Encíclica Laudato Si.
Confira os temas e lemas da CF e DNJ 2017:
CF 2017
Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”
Lema: “Cultivar e guardar a Criação” (Gn 2,15)
DNJ 2017
Tema: “Juventudes em defesa da vida dos Povos e da Mãe-terra”
Lema: “Os humildes herdarão a terra” (Salmo 37,11)
CNBB lança concurso para eleger hino da CF 2017
A Conferência lançou o concurso para o hino da Campanha da Fraternidade 2017. O processo seletivo será realizado em um único edital, letra e música, simultaneamente, podendo haver parceria entre letristas e músicos.
Com base no tema e lema da CF 2017, as características da letra do hino devem traduzir em profunda linguagem poética seu conteúdo. De acordo com a CNBB, é exigido também que o hino apresente alguma forma de rima, embora possa ser usado versos livres.
Quanto aos critérios para a análise da qualidade literária do texto, o edital recomenda a leitura do subsídio técnico das Edições CNBB “Canto e música litúrgica pós Concílio Vaticano II: Princípios teológicos, litúrgicos, pastorais e estéticos”. O emprego da função da linguagem mais adequada ao momento litúrgico também será levado em consideração.
Já em relação às características da música, o edital exige o caráter vibrante e convocativo, e melodias e ritmos fluentes em qualquer assembleia. Além disso, a apresentação da composição deverá ser escrita em pauta musical, com a indicação dos acordes (cifras) para o acompanhamento instrumental.
Prazo
As composições devem ser encaminhadas à CNBB até o dia 29 de abril, apenas com o pseudônimo (nome de fantasia do autor), no remetente. O nome verdadeiro do autor deve ser incluído dentro da correspondência, em um envelope fechado, junto com o tema de Cessão de Direitos Autorais.
Da Redação, com informações da CNBB
Fonte: Jovens Conectados