Comemoração de Nossa Senhora da Conceição Aparecida 12/10/23

    Nós, não adoramos a Maria, mas lhe reservamos um culto especial: o de hiperdulia. Por quê? Trata-se da mulher, que Deus Pai escolheu, desde todo sempre, para tornar-se a mãe do Verbo Encarnado. Ela não foi, somente, a mãe do Salvador, mas também, sua melhor discípula: acolheu-O em seu seio, quando do nascimento e O recebeu em seus braços, quando descido da cruz. Esteve, outrossim, presente na vinda do Espírito Santo. E hoje, presente na Igreja do Filho. Nesses dois mil anos de existência; seus santuários, pelo mundo afora, são verdadeiras cátedras de educação, ou seja, formação de novos e verdadeiros cristãos. Temos, então, consciência da presença de Maria, na história da salvação?

    Ela é conhecida e venerada através de inúmeras invocações. Entre outras: Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira da América), Nossa Senhora de Fatima, de Lourdes, de Lujan, etc. Mas nós, no Brasil, a conhecemos e veneramos como Nossa Senhora Aparecida, a grande padroeira nossa. A imagem foi encontrada em 1717, no rio Paraíba (Aparecida), por três pescadores; primeiro o corpo, depois, também, a cabeça, esta um pouco mais distante. Se, até aquele momento, nada haviam conseguido pescar, depois do encontro da imagem, a pescaria rendeu tanto, que o acontecimento, quis parecer-lhes, um indiscutível milagre. Por isso, também, o culto começou logo e cresceu sempre mais. É impressionante o grande amor dos brasileiros pela Virgem Maria e dela pelos pobres, doentes e crianças. O santuário de Aparecida é o local, onde, se reúnem os devotos da Virgem e onde buscam forças para continuar a lutar pela instauração e crescimento do Reino de Deus. O Brasil precisa muito de sua bênção para ser fiel ao Evangelho.

    O documento de Aparecida (DAP), redigido em 2007, pelo então Cardeal Bergólio, hoje Papa Francisco, é muito interessante e rico. Vale a pena ser lido e estudado, ao menos pelos que amam a Igreja e a desejam como edificadora do Reino de Deus. Tanto leigos, quanto padres e religiosos(as), nele encontram razões para aprofundarem a fé e o testemunho missionário. Nossa senhora Aparecida, rogai por nós!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here