Participará como orador no 53º Congresso Eucarístico Internacional , que se realizará de 8 a 15 de setembro no Equador. Fá-lo-á como orador na área da Teologia, área onde é uma particular referência mundial. Não é à toa que ele detém o Prêmio Ratzinger 2023, considerado o reconhecimento de maior prestígio em todo o planeta na área.
Trata-se do sacerdote e teólogo espanhol Pablo Blanco, que conversou exclusivamente com Aleteia sobre qual é a maior riqueza teológica que a Eucaristia possui; e também para comentar a sua opinião especializada sobre o que isto significa num mundo marcado por conflitos, convulsões políticas e guerras.
“A Eucaristia contém todos os mistérios cristãos, desde a criação até a bem-aventurança eterna. É o paraíso na terra, o momento em que estamos mais próximos de Deus. É como tocar o céu quase com os dedos”, ressalta.
“A Eucaristia contém – ela a atualiza – toda a Páscoa do Senhor, desde a Última Ceia até a Cruz e a Ressurreição. Significa comparecer a esses eventos na primeira fila. É como uma Semana Santa em miniatura, como todo o tempo pascal numa única celebração”, acrescenta.
“É por isso que a Eucaristia é, nas palavras do Concílio Vaticano II, ‘fonte e ápice da vida cristã’” (cf. SC 10), conclui o Padre Blanco.
“A Eucaristia é também fonte de fraternidade”
Questionado sobre a mensagem que um congresso eucarístico envia ao mundo em tempos de tanta tensão política e de guerra, salienta que “a Eucaristia é também fonte de fraternidade, como diz o lema do congresso eucarístico. Quando, por exemplo, não podemos amar uma pessoa, podemos pedi-lo na Eucaristia e Deus expandirá os nossos corações. Quando não podemos perdoar, devemos pedir esse perdão em comunhão”.
O sacerdote explica que a Eucaristia “também pode ser fonte de paz. Quando João Paulo II celebrou a missa sob fortes nevascas em Sarajevo, em 1997, a paz não foi alcançada. Mas voltou a pedi-lo na procissão de Corpus Christi com a expressividade que tinha e, contra todas as probabilidades, a paz foi assinada”.
Agora, “podemos alcançar a paz na Ucrânia ou em Gaza com os nossos pedidos na Eucaristia? ” E sua resposta é igualmente contundente e direta:
“Toda a força está nela. Bento XVI comparou-a à fusão nuclear, à energia limpa e inesgotável, como a do sol. A energia – a graça – está aí. Também depende de nós o que obtemos da Eucaristia”.
Uma mensagem curiosa para os jovens
O jovem teólogo também tem uma mensagem para os jovens: “Aproveitem esta fonte inesgotável de energia para os seus sonhos e as suas dificuldades quotidianas, como convida o Papa Francisco”.
“Com a Eucaristia não há desafio ou sonho que não possamos realizar”
Ele os adverte que “às vezes podemos ficar desanimados, especialmente se confiarmos em nossas próprias forças”. No entanto, ele também lhes dá uma solução: “A Eucaristia é como os lembas de Frodo ou a poção mágica de Astérix, mas de uma forma real. Porque contém todo o Cristo, com o seu corpo, o seu sangue, a sua alma e a sua divindade. Temos a Eucaristia e, com ela, não há desafio ou sonho que não possamos realizar, desde que estes coincidam com os sonhos de Deus, como repete o Papa”.
“Saiba o que você ama”
Aleteia perguntou ao Padre Pablo – pessoa de estudos aprofundados que partilha o tempo académico com o tempo pastoral num altar – o que mais o atrai nos dois espaços onde vive. Isto é o que ele respondeu:
“Obrigado pela parte profunda… (risos). Mas é verdade que não poderia dizer muito se não me alimentasse diariamente com a Eucaristia. Certamente explico este assunto, mas sem a celebração diária da Eucaristia permaneceria na pura teoria”.
“Também é verdade que o conhecimento alimenta o amor. ‘Um grande amor é filho de um grande conhecimento’, disse Leonardo Da Vinci. E muitas vezes lendo ou explicando em aula tenho que expressar minha gratidão a Deus por esse grande presente.”
“Portanto, aqui vai um último aviso aos jovens: saibam o que vocês amam. Assim você verá como não fica entediado na missa…”