Coletiva de Imprensa da 52ª AG – 30 de abril

Bispos da CNBB concedem entrevista coletiva à imprensa hoje, 30 de abril, às 15h, na Sala de Imprensa, no Centro de Eventos padre Vítor Coelho, em Aparecida (SP). A entrevista abre os trabalhos do 1º dia da 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil que prosseguirá até o dia 09 de maio. Serão abordados os seguintes assuntos: Tema Central, Conjuntura Social e Conjuntura Eclesial.

Atendem a imprensa o arcebispo de Manaus (AM) e presidente da Comissão para o Tema Central, dom Sérgio Castriani, o arcebispo de Salvador (BA) e Primaz do Brasil, dom Murilo Krieger e o arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha. Haverá transmissão, ao vivo, pela internet: https://www.youtube.com/watch?v=o1nDdQ_HhyE

Abaixo o release n.01:

A 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil tem início hoje, 30 de abril, e prosseguirá até 9 de maio, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP). Estão inscritos mais de 350 bispos, incluindo os eméritos.

O evento tem como tema central a renovação paroquial, que deu origem ao estudo 104 da CNBB: “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. A temática, abordada desde a 51ªAssembleia em 2013, é retomada neste ano com uma nova redação, que contou com as contribuições dos leigos, após ser estudada nas dioceses e regionais. A proposta é que o texto seja aprovado como um Documento da CNBB.

Na parte da manhã deste primeiro dia da Assembleia, haverá a apresentação do relatório de atividades da presidência da CNBB em 2013 e da análise de Conjuntura Social. No período da tarde, os bispos dedicam-se à reflexão da Conjuntura Eclesial que abordará a primeira Exortação Apostólica do papa Francisco, Evangelli Gaudium  (Alegria do Evangelho).

No decorrer deste dia, constam na pauta a apresentação dos novos bispos nomeados hoje, 30 de abril, para a arquidiocese de São Paulo, bem como mudanças no Episcopado, ocorridas no último ano.  As atividades deste primeiro dia encerram-se às 19h30.

Dados da Assembleia

De acordo com o artigo 27 do Estatuto Canônico da CNBB, a Assembleia, órgão supremo da Conferência dos Bispos, “é a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e co-responsabilidade dos Pastores da Igreja no Brasil”. Reúne-se ordinariamente, uma vez por ano e, extraordinariamente, quando para fim determinado e urgente, sua convocação for requerida (cf. art. 31 Estatuto Canônico da CNBB).

Durante o período em que os bispos estão reunidos em Assembleia, são tratados assuntos pastorais de ordem espiritual e temporal, dos problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, na perspectiva da evangelização. (Estatuto Canônico da CNBB, artigo 29).

Atualmente, a CNBB conta com cinco cardeais, 44 arcebispos e 264 bispos na ativa, além de 155 bispos eméritos. A Conferência está dividida em 18 regionais, sendo 44 arquidioceses, 215 dioceses, 3 eparquias, 8 prelazias, 1 exarcado, 1 ordinariado para fiéis de rito oriental sem ordinário próprio, 1 ordinariado militar e 1 administração apostólica pessoal.

Serviço – COLETIVA DE IMPRENSA

Horário: 15h – Local: Sala de Coletiva / Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho

Entrevistados:

Dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus (AM) e presidente da Comissão para o Tema Central.

Dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA) e Primaz do Brasil.

Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo de Mariana (MG).

Informações: Assessoria de Imprensa da CNBB 

(12) 3104-3465 / Celulares: (61) 8119-3762 (Eliane Muniz – Assessora de Imprensa) Jornalistas: Ir. Diego Joaquim, Paulo Giraldi, Luiz Lopes.

Email: imprensa@cnbb.org.br  Facebook: CNBBnacional / Twitter: @cnbbnacional