A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) iniciou nesta segunda-feira (12), na sede da entidade, em Brasília, seu 24º Encontro de Novos Bispos. O evento, que vai até a próxima sexta-feira (16), acontece anualmente e, nesta edição, congrega os 16 prelados nomeados de julho de 2012 a julho de 2013.
O objetivo do encontro é estreitar os laços de amizade e de convivência fraterna entre os novos bispos, possibilitar o conhecimento da sede, das estruturas, dos trabalhos e dos serviços da CNBB. Na reunião, os novos bispos também têm a oportunidade de ter proximidade com as Comissões Pastorais e com seus assessores, além de aprofundar a compreensão da vida e da missão do bispo.
Nesta 24ª edição do encontro, a coordenação da reunião fica a cargo do presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CEMOVC) da CNBB, dom Pedro Brito Guimarães, além dos assessores da comissão.
De acordo com o presidente, o encontro é uma oportunidade para serem dadas orientações ao trabalho pastoral dos novos bispos. Com o encontro, os bispos podem conhecer melhor a estrutura da CNBB, os assessores, as comissões. Podem conhecer também os vários organismos aliados que podem ajudar o bispo na sua missão, como a Nunciatura Apostólica, as Pontifícias Obras Missionárias, o CRB, CCM, explica dom Pedro Brito.
A convivência entre os novos bispos, durante o encontro, também propicia um intercâmbio de ideias. É um tempo de conhecimento. Há a troca de experiências entre os bispos. Percebemos que no primeiro dia eles estão meio tímidos, e aos poucos vão se soltando, é muito perceptível esse envolvimento do grupo, revela dom Pedro Brito.
Para dom Vital Corbellini, bispo de Marabá (PA), participante da reunião, o encontro está sendo muito bonito por unir os bispos nomeados pelo papa emérito Bento XVI e pelo papa Francisco, e é uma contribuição valorosa frente ao desafio de ser um bispo. Este encontro nos coloca a missão do próprio bispo, como ele deve atuar, agir, e como ele deve se relacionar com todos os seguimentos da sociedade. Nós já temos a experiência de quando éramos sacerdotes, presbíteros, mas o encontro vem para aprimorar, dar força, e dar linhas, para que, de fato, sejamos bons pastores, esclarece.
Dom Jeremias Antônio de Jesus é bispo de Guanhães (MG) há um ano, e não pôde participar do Encontro dos Novos Bispos em 2012, pelo fato da data ter coincidido com sua chegada à diocese de Guanhães. Percebo como teria sido importante se eu pudesse ter feito este encontro no ano passado porque nos ajuda muito a dar os primeiros passos como bispo na diocese, explicou.
Fonte: CNBB
Local: Brasília (DF)