A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu nota pelo falecimento do bispo de Comayagua, em Honduras, dom Roberto Camilleri Azzopardi. O prelado era presidente da Conferência Episcopal Hondurenha desde o ano passado.
Nascido em Malta, dom Roberto Camilleri estudou no Seminário Franciscano de Rabat e em Jerusalém. Atuou como formador de noviços da Ordem dos Frades Menores, de 1975 a 1979. Chegou a Honduras em 1980, onde trabalhou na missão franciscana. Foi pároco em duas paróquias de Tegucigalpa, de onde foi eleito bispo auxiliar em 2001. Seu pastoreio como bispo de Comayagua teve início em 2005.
Na manhã de ontem, dom Roberto sofreu um infarto fulminante, foi levado ao hospital, mas não resistiu.
Confira abaixo a íntegra da carta de condolência da CNBB em solidariedade aos bispos de Honduras e (aqui) a versão em PDF:
Estimados irmãos no episcopado em Honduras,
Recebemos com pesar a notícia do falecimento de Dom Roberto Camilleri Azzopardi, OFM, bispo de Comayagua, em Honduras, e presidente da Conferência Episcopal Hondurenha, ocorrido na terça-feira, 17 de outubro.
Unidos em oração e solidariedade, rogamos a intercessão da Imaculada Conceição, que sejam consolados os familiares, confrades, amigos e todo o povo de Deus na Diocese de Comayagua.
Seu legado missionário e seu pastoreio rendam frutos de comunhão no serviço evangelizador da Igreja em Honduras.
Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno, e brilhe para ele a Vossa luz.
Em Cristo,
Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB
Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB
Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB
Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB