CNBB destaca personalidade “entusiasta” de Dom Aloysio Penna

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil manifestou pesar pela morte de Dom Aloysio José Leal Penna, Arcebispo Emérito de Botucatu (SP), ocorrida na manhã da terça-feira, 19 de junho. Dom Aloysio faleceu aos 79 anos de idade por falência múltipla de órgãos, em Belo Horizonte (MG).

A CNBB destaca a personalidade “entusiasta” de Dom Aloysio, “dedicado ao serviço da Família e da Juventude, além de intrépido educador tanto no meio do povo quanto na colaboração generosa com a formação dos padres”.

Leia a Nota:

Nota de condolências pelo falecimento de dom Aloysio José Leal Penna

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta o seu pesar pelo falecimento de Aloysio José Leal Penna, bispo emérito de Botocatu (SP). A morte desse nosso irmão nos entristece, mas renova em nosso coração a esperança jubilosa da ressurreição em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Dom Aloysio foi um entusiasta dedicado ao serviço da Família e da Juventude, além de intrépido educador tanto no meio do povo quanto na colaboração generosa com a formação dos padres, especialmente no período em que colaborou com o Colégio Pio Brasileiro, em Roma. Colaborou, com particular zelo, com o Conselho Episcopal Latino-Americano e com a nossa Conferência, especialmente na animação da Pastoral da Criança.
“Vim para servir” foi o lema escolhido por dom Aloysio para seu ministério como bispo. Desse versículo da palavra do Senhor, contido no evangelho de São Mateus, encontramos a substancial marca da espiritualidade que moveu a vida de um homem de fé robusta, de abnegado serviço em frentes desafiadoras da ação evangelizadora no mundo dos nossos tempos e de cristalina entrega ao Reino de Deus.
Estamos unidos aos familiares de dom Aloysio, a dom Maurício Grotto e a todo o povo de Botocatu nesse momento de ação de graças e de profundo mergulho na experiência de confiança e de fé nas promessas do ressuscitado.

Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo auxiliar de Brasília
Secretário geral da CNBB