Chuva no Rio muda a agenda do Papa

O mau-tempo no Rio de Janeiro obrigou os organizadores da viagem do Papa a modificarem a programação desta quarta-feira: Francisco irá de avião até São José dos Campos, e dali a Aparecida – onde é aguardado para presidir missa no Santuário – a viagem será em helicóptero.

Segundo Pe. Lombardi, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, a partida de Francisco será antecipada de meia hora, pelo mesmo motivo. O sacerdote explicou que a decisão foi tomada em conjunto pela segurança vaticana e brasileira.

Na coletiva aos jornalistas, após a missa de abertura da JMJ, Pe. Lombardi disse ainda que um dos convidados para a cerimônia da bênção da bandeira olímpica, a se realizar quinta-feira, é Pelé. Lombardi acrescentou que outros nomes do esporte brasileiro foram convidados.

O porta-voz também confirmou que, conforme adiantado segunda-feira, 22, o Papa vai ter atendido seu desejo de se encontrar com os argentinos. Estima-se que 40 mil jovens argentinos estejam na cidade: o grupo mais numeroso. O encontro será às 12h de quinta-feira, 25, na Catedral do Rio de Janeiro.

Ainda sobre a agenda do Papa, Pe. Lombardi informou que os presidentes de Argentina, Bolívia e Suriname confirmaram presença para a missa final da JMJ, bem como os vice-presidentes de Uruguai e Panamá. A presença de chefes de Estado de outros países não está descartada.

Agenda à parte, a segurança foi o tema mais questionado na coletiva. Pe. Lombardi informou que o Francisco se locomoverá em carro fechado na tarde desta quarta, 24, em seu percurso do aeroporto até o hospital “São Francisco de Assis na Providência de Deus”, no bairro da Tijuca, zona norte do Rio. A decisão foi tomada durante o dia de descanso do Papa em Sumaré, quando manteve reuniões com cardeais e conselheiros. Simultaneamente ao encontro, os ministros da Secretaria-Geral da República, Gilberto Carvalho, da Justiça, José Eduardo Cardozo, reuniram-se com responsáveis do Vaticano para debater questões de logística e segurança da JMJ.

Fonte: Rádio Vaticano
Local: Rio de Janeiro (RJ)