VATICAN NEWS
Foi criada na China a nova Diocese de Weifang e hoje, segunda-feira, 29 de janeiro, foi consagrado seu novo pastor. Trata-se do sacerdote Anthony Sun Venjun. Ambas as decisões – a relativa à nova diocese e à nomeação do seu primeiro pastor – remontam a abril de 2023, mas foram divulgadas no dia da consagração do bispo. A nomeação ocorreu no âmbito do Acordo Provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China.
“No desejo de promover o cuidado pastoral do rebanho do Senhor e de atender de forma mais eficaz ao seu bem espiritual, na data de 20 de abril de 2023 – lê-se no comunicado divulgado pela Sala de Imprensa da Santa Sé – , o Sumo Pontífice Francisco decidiu suprimir na China continental a Prefeitura Apostólica de Yiduxian, erigida em 16 de junho de 1931 pelo Papa Pio XI, desmembrando o território do Vicariato Apostólico de Zhifu (hoje Diocese de Yantai), e ao mesmo tempo erigir a nova Diocese de Weifang, sufragânea de Jinan, Província de Shandong, com sede episcopal na igreja catedral de Cristo Rei, localizada em Quingzhou, cidade de Weifang.”
“As fronteiras eclesiásticas da nova diocese – continua o comunicado – compreenderão as seguintes áreas: os bairros de Weicheng, Hanting, Fangzi e Kuiwen; as quatro “zonas” de desenvolvimento municipais; os condados de Linju e Changle; as cidades de Qingzhou, Zhucheng, Shouguang, Anqiu, Gaomi e Changyi. Por sua vez, a parte oriental dos bairros de Laiwu foi anexada à Arquidiocese de Jinan; enquanto os bairros de Boshane di Linzi, os condados de Guangrao, Boxing e Gaoquing foram anexados à Diocese de Zhoucun”.
O bispo de Linyi, Giovanni Fang Xingyao – relata a Agência Fides – presidiu a solene consagração. Participaram da liturgia outros quatro bispos chineses, 44 sacerdotes e mais de 330 entre religiosos e fiéis leigos. “Graças ao Senhor, correu tudo muito bem!” comentaram os fiéis católicos da nova Diocese de Weifang.
O novo bispo consagrado esta segunda-feira, Anthony Sun Wenjun nasceu em novembro de 1970. Estudou no Seminário de Sheshan, em Xangai, de 1989 a 1994. Foi ordenado sacerdote em 1995, na Paróquia de Xishiku, em Pequim. Posteriormente, prestou serviço pastoral em Shandong de 2005 a 2007. Entre 2007 e 2008 morou na Irlanda para dar continuidade à sua formação. Sucessivamente retornou a Weifang, onde continuou a exercer seu ministério.
Fides sublinha que a história da Diocese de Weifang, antiga Prefeitura Apostólica de Yiduxian desde 1931, está ligada à missão evangelizadora realizada naquela terra pelos franciscanos franceses. A diocese estava sem bispo (“sede vacante”) desde 2008.
Durante os anos de vacância da sede episcopal, a comunidade eclesial diocesana – continua Fides – continuou a caminhar na unidade e a manifestar vivamente o seguimento de Cristo e a paixão de anunciar o Evangelho, em comunhão com o Papa e com a Igreja de Roma .
O território da nova Diocese de Weifang conforma-se ao da capital Weifang, com uma área total de 16.167,23 km2 e uma população de 9.386.705 habitantes, dos quais cerca de 6 mil são católicos, assistidos por 10 sacerdotes e 6 religiosas.
Na diocese atua a Congregação feminina diocesana das Irmãs da Imaculada Conceição, muito presente na pastoral das paróquias e na animação das obras sociais. Em 2005, algumas delas participaram do Encontro da Comissão católica-chinesa para Obras de Caridade e Serviços Sociais, intitulado “Cuidar da Sociedade”. Nesta ocasião – conclui a informação de Fides – Irmã Zong Huaiying sublinhou que apesar das dificuldades e da escassez de recursos, era possível realizar um bom trabalho de assistência social, “com a bênção de Deus”.