Na segunda-feira, 13 de maio, às 19h30, na catedral anglicana de Brasília, foi realizada a celebração de abertura da Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) 2024. Tratou-se de um encontro fraterno que reuniu as Igrejas que fazem parte do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic) e algumas organizações ecumênicas presentes no Brasil.
A celebração se deteve, como texto central de reflexão, na parábola do Bom Samaritano (Lc 25, 25-37). O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, participou da solenidade representando a Igreja Católica Apostólica Romana e conduziu a homilia e reflexão sobre a unidade dos cristãos.
De acordo com o assessor da Comissão Episcopal para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB, padre Marcus Barbosa, também presente na abertura da SOUC 2024, a celebração permitiu ouvir o “chamado divino para amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos”.
“Unidos às Igrejas Cristãs do Brasil, e enviados para a missão, pedimos que Deus nos envolva sempre mais em seu amor e faça a Sua bondade fluir sempre em nós. Que Deus nos dê humildade e perseverança para, com a força do Espírito, alimentar a unidade”, disse.
Participantes na abertura da SOUC 2024: secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers; o bispo da Igreja Anglicana, dom Maurício de Andrade; a secretária executiva do Conic, pastora Romi Becker; o membro do Grupo Ecumênico de Brasília, pastor Carlos Müller; a deâ da catedral Anglicana de Brasília, reverenda Tatiane Ribeiro; a representante do Sínodo Brasil Central da IECLB, pastora Patrícia Bauer.