Davide Dionisi – Vatican News
“Para promover a tolerância, a coexistência e a fraternidade humana no mundo”. Este é o objetivo do acordo de colaboração assinado na última segunda-feira (05/07) pelo Ministro da Educação dos Emirados Árabes Unidos e pelo Cardeal Giuseppe Versaldi, Prefeito da Congregação para a Educação Católica. O acordo envolve escolas católicas e institutos de formação do país.
O cardeal explica que o “Documento sobre a fraternidade humana para a paz mundial e a convivência comum” assinado há dois anos em Abu Dhabi por Francisco e o Grão Imame de Al-Azhar Ahmad Al-Tayyib, continua a dar frutos também no campo da educação, o próprio xeque Nahyan bin Mubarak Al Nahyan, Ministro da Tolerância e da Coexistência “disse que era grato ao Papa por promover esta iniciativa”.
Um passo importante
“Este é um passo importante, embora seja limitado ao campo da educação e das atividades que são de responsabilidade dos ministérios envolvidos”, acrescentou o Cardeal Versaldi. Nos últimos dias o cardeal esteve em Abu Dhabi, acompanhado por Dom Guy-Réal Thivierge, Secretário-Geral da Pontifícia Fundação Gravissimum Educationis, e Tajeddine Seif Embaixador da mesma Fundação. “Concretamente, nossos alunos e os das escolas árabes podem participar de seminários, abrir novas colaborações, fazer pesquisas, visitar os institutos uns dos outros com base em valores comuns, no pleno respeito às diferenças. Sem qualquer proselitismo”, especifica o Prefeito da Congregação para a Educação Católica, antecipando que “após a emergência da Covid será nossa tarefa envolver professores e alunos para que o acordo entre em pleno funcionamento”. Seguirão uma série de iniciativas concretas de intercâmbio cultural”.