Representando o Papa Francisco, o cardeal cubano Jaime Ortega y Alamino presidiu domingo uma missa pelo centenário da Arquidiocese de São Salvador e em sua pregação, pediu a canonização do arcebispo salvadorenho Dom Oscar Romero.
Pedimos ao Senhor a honra dos altares para Dom Romero, disse na homilia da missa, celebrada no centro esportivo Santa Tecla (centro). Em condição de enviado papal, Dom Ortega presidiu o encerramento do V Congresso Eucarístico Nacional e os 100 anos de criação da arquidiocese da capital salvadorenha pelo Papa Pio X em 1913.
O núncio apostólico em El Salvador, Léon Kalenga Badikebele; o arcebispo de Tegucigalpa, Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga; os bispos locais e de outros países centro-americanos; dezenas de sacerdotes e seminaristas, e milhares de peregrinos, participaram da Eucaristia.
Cardeal Ortega lembrou na homilia que a última ceia de Jesus Cristo com seus discípulos foi marcada por um clima de dor e suspeitas. O ambiente daquela ceia, carregado de tensão, nos faz pensar na última Eucaristia que Dom Romero não pôde terminar; agora, nesta celebração, sentimos que ele está perto de nós e pedimos ao Senhor a honra dos altares para ele.
Dom Romero foi assassinado por um franco-atirador quando celebrava missa na capela de um hospital de São Salvador em 30 de março de 1980 e está em processo de canonização no Vaticano.
O arcebispo de Havana pediu que a Eucaristia celebrada a cada dia e aquela Eucaristia que Dom Romero não pôde terminar tragam para este querido país, que tem o nome do Salvador do Mundo, um grande anseio de reconciliação, o rechaço total à violência e sementes de paz aos corações e na sociedade. Após a missa, houve uma breve procissão.
O V Congresso Eucarístico Nacional segue as edições celebradas em 1942, 1964, 1992 e 2000.
Fonte: Rádio Vaticano
Local: São Salvador