Cardeais partilham experiência da despedida do Papa Francisco e eleição de Leão XIV

Os três cardeais membros do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que participaram do último Conclave, em maio, falaram sobre sua experiência na despedida do Papa Francisco e na eleição do Papa Leão XIV. Dom Odilo Scherer, dom Leonardo Steiner e dom Jaime Spengler compartilharam alguns aspectos que chamaram sua atenção naquele momento eclesial. De forma especial, eles destacaram a condução do Espírito Santo em todo o processo e a força do início do conclave, com a Ladainha de Todos os Santos e o Veni Creator.

Cardeal Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo (SP) e que participou dos dois últimos conclaves, recordou que nem tudo é segredo como algumas narrativas divulgadas, uma vez que a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis explica, em pormenores, o que acontece nos dias de velório e no novenário do Papa falecido, nas congregações gerais e no conclave para eleição do novo pontífice.

Sobre as Congregações gerais, momentos em que os cardeais partilhavam suas inspirações e preocupações sobre a vida da Igreja, dom Odilo afirmou que as muitas vozes dos cardeais davam “um panorama geral da Igreja em todo o mundo”. Com a orientação de que os cardeais não concedessem entrevistas, a Santa Sé divulgava diariamente boletins de imprensa com o resumo dos assuntos tratados nas congregações. Dom Odilo disse ter observado um grande apreço pelo Papa Francisco.

Dom Odilo Scherer | Foto: Luiz Lopes Jr/CNBB

O arcebispo de Manaus (AM), cardeal Leonardo Steiner, partilhou da apreensão que havia quanto à continuidade do caminho que a Igreja tem trilhado desde o Concílio Vaticano II e do próprio pontificado de Francisco e seus antecessores, os quais foram “grandes Papas”, segundo dom Leonardo. Ele disse ter sido significativa a preocupação dos cardeais com o bem da Igreja durante as conversas no cafezinho.

Para ele, foram “profundamente tocantes” alguns momentos: o primeiro, na capela Paulina, o silêncio e a oração dos cardeais antes do conclave, com a consciência de que estavam ali “não em nome próprio, mas a serviço da Igreja”. Já a Ladainha de Todos os Santos, na entrada da Capela Sistina, foi ocasião que uniu a Igreja Peregrina com a Igreja Triunfante. E outro momento foi após o cardeal Prevost alcançar o número necessário de votos para a eleição.

“Rompeu uma salva de palmas sem fim. Todos se levantaram e aplaudiram num gesto de profunda comunhão eclesial”, partilhou dom Leonardo.

Dom Leonardo Steiner | Foto: Giany Costa/CNBB

Dom Jaime Spengler também citou aquilo que lhe chamou atenção. Primeiro, a disposição de muitas pessoas de estarem por mais de seis horas nas filas para contemplar o corpo do Papa Francisco por alguns segundos. Depois, ele ouviu pessoas simples dizerem agradecidas que conseguiam entender as palavras do Papa Francisco. Já nas congregações gerais, “ouvimos e pudemos compartilhar como é bonita a Igreja, quanta riqueza em todo o mundo”.

Já no conclave, dom Jaime percebeu um senso de esperança, oração e silêncio, de fraternidade e respeito. Para ele, a Ladainha de Todos os Santos e o cântico do Veni Creator foram de “arrepiar os pelos”. “Dentro da ambiência, você se dá conta do que está acontecendo”, contou.

Ele revelou que, ao cumprimentar o Papa Leão após a eleição, disse a ele: “Perdemos o pregador [do retiro da 62ª Assembleia Geral], mas ganhamos o Papa”. O retorno foi um bonito sorriso.

Cardeal Jaime Spengler | Foto: Giany Costa

Esta que é a segunda reunião do Conselho Permanente de 2025, em sua última sessão, seguiu com os informes econômico e dos organismos da Igreja no Brasil. Ao final do encontro, os bispos acompanharam a assinatura de um novo acordo de cooperação técnica da CNBB com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Essa é uma renovação de um acordo já firmado entre as duas entidades em junho de 2021, com o objetivo de realizar ações conjuntas para preservação e valorização do Patrimônio Cultural Material da Igreja Católica.

 

Luiz Lopes Jr

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here