Card. Kasper abrirá o Consistório sobre a Família

Será o alemão Walter Kasper, Presidente emérito do Pontifício Conselho para a Unidade dos Cristãos, o Cardeal escolhido por Francisco para abrir, quinta-feira, 20, os trabalhos do Consistório, com uma palestra sobre o “Evangelho da Família”. Os temas serão os mesmos da pauta do Sínodo extraordinário de outubro e o do próximo ano: matrimônio, família, acesso aos sacramentos aos divorciados recasados, casais gay, fecundação artificial, etc.

Dom Walter Kasper é o Cardeal que teve seu livro Misericórdia (Queriniana), elogiado publicamente pelo Papa. Em sua primeira aparição para a oração mariana do Angelus, em março de 2013, Francisco citou a reflexão do teólogo alemão, referindo que “lhe fez muito bem”.

Segundo o Cardeal alemão, a sua participação será no sentido de oferecer um fundamento teológico para a discussão. Participando de um congresso há alguns meses na cidade de Bergamo, o Cardeal Kasper indicou que uma das “bússolas” para enfrentar o tema é o Concílio: “O Concílio despertou a alegria por Deus, pela fé, pela Igreja. É preciso reacendê-la de novo em nós, para que entusiasme também os outros. A alegria é contagiosa”, disse.

Com clareza, o Cardeal expliou que “o problema hoje é que para muitos, Deus não interessa, lhes é indiferente. O mais desconcertante é o fato que aqueles sem Deus não são piores e nem menos felizes dos que crêem”.

A solução, para ele, não está em uma fórmula ou em um debate organizado: “As questões da reforma internas da Igreja interessam só a quem está dentro; as pessoas de fora têm outras dúvidas sobre o sentido da vida, da dor e da felicidade. Devemos ser todos ‘teo-logos’, afirma o Cardeal, cujo dever é falar de Deus; não uma transcendência vaga, mas do Deus que em Jesus Cristo se revelou como Deus, conosco e por nós”.

Fonte: Rádio Vaticano