Canonizações: CTV produzirá imagens com uso de HD, 3D e ultraHD

“O projeto é verdadeiramente muito ambicioso e representa um belo exemplo de cooperação por parte da excelência tecnológica mundial”. Com estas palavras, o Diretor do Centro Televisivo Vaticano, Padre Dario Viganò, antecipou a iniciativa que, por ocasião das canonizações em 27 de abril, envolverá empresas internacionais como a Eutelsat, Globecast, Sky e Sony, sob a direção do Centro Televisivo Vaticano (CTV). Os detalhes foram apresentados na tarde desta segunda-feira na Sala Paulo VI, no Vaticano.

“Estas empresas – acrescentou Viganò – aceitaram de bom grado partilhar a própria experiência para servir o Papa, a Santa Sé e o público global. O resultado é um mix tecnológico nunca experimentado antes e altamente invador, por favorecer a partilha em todo o mundo de um momento tão importante para a história da Igreja.

“O Centro Televisivo Vaticano (CTV), instituído em 1983 por desejo do Beato João Paulo II, sempre foi a agência televisiva das atividades da Santa Sé. Informar, aprofundar e documentar é a nossa missão, mas o objetivo principal é o de contribuir ao anúncio universal do Evangelho com os instrumentos que a tecnologia nos coloca à disposição. Nestes decênios a tecnologia viajou em alta velocidade, criando inesperadas redes interligadas. É necessário manter a perspectiva evangélica nesta ‘auto-estrada global da comunicação’, tendo sempre presente a finalidade desejada pelo Beato João Paulo II ao dar vida ao CTV: favorecer novos instrumentos com o quais possa desenvolver no mundo a universal missão da Igreja”, observou o Diretor do CTV.

Os Beatos João XXIII e João Paulo II serão proclamados santos em 27 de abril próximo em um evento de excepcional importância para toda a Igreja. A cerimônia, que será realizada na Praça São Pedro, terá um grande impacto, com milhões de espectadores coligados de todo o mundo. O evento será produzido pelo Centro televisivo Vaticano (CTV) em HD, 3D e Ultra HD em uma produção sem precedentes. É de fato, a primeira vez que um evento de tamanha relevância será produzido com a integração destas três tecnologias, que representam o nível mais avançado no desenvolvimento da produção audiovisiva.

As tomadas em 4k serão feitas pelo CTV em parceria com a Sony e com o auxílio tecnológico da DBW Communication. Outrossim, a cerimônia será transmitida ao vivo graças ao apoio da Eutelsat e Globecast, em formato 4k, e poderá ser acompanhada na localidade de ‘Sotto Il Monte’, cidade natal do Papa João XXIII.

A transmissão e realização em 3D será coordenada pelo CTV em parceria com o grupo Sky (Sky Italia, Sky Deutschland e BskyB). As tomadas em 3D permitem ao espectador viver uma experiência de altíssimo envolvimento, fazendo com que se sinta participante do evento.

O parceiro tecnológico Nexo Digital, permitirá distribuir a cerimônia em muitos cinemas do mundo, em particular na Polônia e na Itália, países de origem dos dois novos santos.

A dimensão do evento e afluência de público constituirão um importante teste para experimentar a convergência dos três formatos e para entender como estas três tecnologias, que na fase de tomadas seguirão de qualquer modo um procedimento específico, possam depois interagir na fase de produção de conteúdos.

O posicionamento das tele câmaras, será portanto similar, pois serão utilizados locais determinados, mas cada formato terá uma sua posição de tomada em relação à peculiaridade do formato. Será a ocasião concreta para produzir imagens com uma qualidade mais avançada com importantes vantagens também em relação à capacidade de coleta e conservação dos conteúdos. É justamente o arquivamento dos conteúdos audiovisivos um dos aspectos que interessa particularmente ao CTV, que custodia no próprio arquivo um imenso patrimônio audiovisivo com mais de 10 mil horas de gravações e coloca a máxima atenção para garantir um serviço que possa atingir os broadcaster de todo o mundo, dos quais usufruem milhares de espectadores.

A cerimônia oferecerá, portanto, um contexto real para verificar como estas três tecnologias possam funcionar juntas em termos de modelos de produção

Fonte: Rádio Vaticano