Daqui a um ano, jovens de todo o mundo estarão reunidos em Lisboa, Portugal, para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontecerá de 1º a 6 de agosto. Para marcar esta data, a organização do evento lançou hoje a campanha “Vemo-nos em agosto de 2023!”, como um convite à participação na JMJ.
“A um ano da JMJ Lisboa 2023, renovo o convite a todos os portugueses para acolher nas nossas casas, aldeias, vilas e cidades, a juventude do mundo inteiro”, disse o bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, dom Américo Aguiar.
A campanha comemorativa parte da figura do papa Francisco, que irá à Portugal para o encontro com a juventude em agosto do ano que vem. Em uma mensagem de vídeo divulgada em março, o papa afirmou que reza “para que este encontro seja um encontro fecundo em que cada um de nós saia melhor do que chegou”.
Campanha “Vemo-nos em agosto de 2023!” / JMJ Lisboa 2023
Através de outdoors e de uma presença forte nos meios digitais, a campanha da JMJ Lisboa 2023 apela à participação de todos neste encontro mundial de jovens. Nas redes sociais também haverá uma ação com o título “30 dias, 30 perguntas sobre a JMJ”. O objetivo é esclarecer dúvidas sobre o encontro. Também está disponível uma newsletter especial por ocasião desta celebração que pode ser subscrita em https://tinyurl.com/mr7ckvz7.
Os Correios de Portugal, para marcar a data de um ano para o evento, emitiram dois selos e um bloco filatélico, nos quais se apresentam os principais fios condutores da JMJ. No total, serão emitidos 150 mil selos e 20 mil blocos que vão espalhar a mensagem da Jornada por todo o mundo, através dos serviços postais dos correios.
Os CTT desenvolveram também um algoritmo de Realidade Aumentada que vai permitir, através de uma aplicação gratuita, que os smartphones com sistema Android ou iOS interpretem a imagem do bloco filatélico e reproduzam a mensagem em vídeo do papa Francisco convidando os jovens de todo o mundo para a JMJ em Lisboa.
Em 2023, a visita do papa Francisco a Portugal também será tema central da segunda emissão de selos dos CTT.
Esta será a segunda viagem de Francisco a Portugal. Em maio de 2017, o papa visitou o santuário de Fátima, pelo centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Na ocasião, ele celebrou a canonização de dois dos pastorinhos videntes da Virgem, são Francisco e santa Jacinta Marto.