Lima (RV) – “Unidos pela esperança” é o lema que a Conferência Episcopal Peruana escolheu para a visita do Papa Francisco ao país em janeiro próximo, quando cumprirá etapas em Puerto Maldonado, Trujillo e Lima.
Dom Norberto Strotmann, Bispo de Chosica, Secretário Geral da Conferência Episcopal Peruana e Coordenador Geral da visita papal, explicou que a decisão de Francisco de visitar estas cidades, deve-deve-se entre outros a sua grande preocupação pelas populações que vivem na Amazônia, pelo meio-ambiente e para estar próximo às populações afetadas pelo fenômeno El Niño Costero no início deste ano.
Puerto Maldonado
O prelado antecipou que em 19 de janeiro o Pontífice visitará o Palácio do Governo para então se dirigir à Puerto Maldonado, onde encontrará os povos da Amazônia no Coliseu Mãe de Deus.
Após irá ao Instituto Jorge Basadre e ao Centro infantil “Principito”.
Trujillo
Dom Miguel Cabrejos, Arzobispo de Trujillo, primeiro Vice-Presidente da Conferência Episcopal Peruana e Coordenador de Comunicações da visita papal, explicou por sua vez que a visita do Santo Padre a esta cidade deve-se ao fato de que Trujillo, geograficamente, está no coração do norte peruano e por ter sido declarada “Cidade Eucarística”, pela grande devoção ao Santíssimo Sacramento.
A Arquidiocese de Trujillo e a sufragânea de Piura, compreendem 11 bispados. Na visita – destaca o prelado – o Papa Francisco irá visitar uma das regiões danificadas como símbolo de todos os locais afetados no norte peruano.
Dom Cabrejos precisou que em 20 de janeiro o Papa celebrará uma Missa no Balneário de Huanchaco. Posteriormente encontrará no Colégio Seminério ‘San Carlos y San Marcelo’ os sacerdotes, religiosas, religiosos e seminaristas das 11 jurisdições eclesiásticas do norte peruano.
Por fim, o Santo Padre presidirá uma grande celebração mariana em homenagem a “Virgen de la Puerta” na Plaza de Armas, em Trujillo.
Lima
O Cardeal Arcebispo de Lima Dom Juan Luis Cipriani, assinalou por sua vez que a capital peruana receberá o Santo Padre na noite de 18 de janeiro e no último dia de sua presença no país, em 21 de janeiro.
Em Lima, o Papa Francisco iniciará suas atividades com o encontro com as religiosas de vida contemplativa no Santuário do Senhor dos Milagres.
Após irá venerar as relíquias dos santos peruanos na Catedral de Lima e terá um encontro com todo o episcopado do país no Arcebispado de Lima.
Ao meio-dia rezará o Angelus na Plaza de Armas e na parte de tarde celebrará uma Missa na Costa Verda.
Dom Norberto Strotmann também mencionou a Carta Pastoral enviada pelos Bispos do Perú no marco destas atividades oficiais, destacando que a presença do Papa Francisco no Perú é “uma mostra da proximidade que ele tem com o povo peruano, um acompanhamento de nosso processo de fé e uma grande festa de esperança que devemos receber tosos unidos”.
As informações sobre a viagem poderão ser acompanhadas pelas redes sociais:
Twitter Facebook Instagram @PapaFranciscoPe Papa Francisco en el Perú @papafranciscoperu
A Conferência Episcopal do Peru também divulgou a Oração oficial da visita do Papa Francisco ao país:
Dios Padre misericordioso
Llenos de alegría
elevamos hacia Ti
nuestra oración de acción de gracias
por el don de la visita pastoral
del Papa Francisco
Señor Jesucristo
Te pedimos que nos concedas prepararnos
con la oración y los sacramentos
para acoger a quien viene en tu nombre
a confirmarnos en la fe.
Espíritu Santo
Guía de la Iglesia:
haznos vivir como discípulos y misioneros,
el Evangelio de la creación,
la vida, la familia y la paz.
Virgen María
Madre de la Iglesia:
acompaña al Sucesor de Pedro,
que nos animará para que
unidos por la esperanza,
peregrinemos por esta tierra
bendecida por el testimonio
de nuestros santos:
Rosa de Lima,
Toribio de Mogrovejo
y Martín de Porres
Amén.
Fonte: Rádio Vaticano