Quatro comunicadores que estão em Lisboa, Portugal, para participar da Jornada Mundial da Juventude 2023, que acontece de 1º a 6 de agosto, se unirão à equipe de Assessoria de Comunicação da CNBB, sob a coordenação do padre Arnaldo Rodrigues, para garantir a cobertura jornalística deste que é o maior encontro de jovens do mundo todo.
Os quatro comunicadores são membros dos Jovens Conectados e/ou fazem parte do Comitê Organizador Local, como é o caso da Fabíola Goulart, Layla Kamila, Gustavo Huguenin e Mateus Lino.
Segundo o novo assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, a proposta é que os quatro comunicadores aproveitem as oportunidades que surgirem durante a JMJ e enviem, em espírito colaborativo, conteúdos que subsidiem as redes e portal da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
“A ideia é que eles façam entrevistas com os bispos do Brasil, com jovens brasileiros, com representantes também do Comitê Organizador Local. E tudo aquilo que for relevante para o Brasil, com fotos, vídeos curtos e testemunhos”, explicou o padre Arnaldo.
A Assessoria de Comunicação da CNBB atuará em conjunto com os colaboradores de modo que a Igreja no Brasil fique atualizada dos principais acontecimentos do encontro da juventude com o Papa Francisco.
Jornada Mundial da Juventude 2023
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa. É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja.
Acontece todos os anos a nível diocesano, até agora por altura do Domingo de Ramos e a partir de 2021 no Domingo de Cristo Rei. A cada dois, três ou quatro anos ocorre como um encontro internacional, numa cidade escolhida pelo Papa, sempre com a sua presença. Reúne milhares de jovens para celebrar a fé e a pertença à Igreja.
Desde a primeira edição, que se realizou na cidade de Roma em 1986, a Jornada Mundial da Juventude tem-se evidenciado como um laboratório de fé, um lugar de nascimento de vocações ao matrimónio e à vida Consagrada e um instrumento de evangelização e transformação da Igreja.
Visa proporcionar a todos os participantes uma experiência de Igreja universal, fomentando o encontro pessoal com Jesus Cristo. É um novo impulso à fé, à esperança e à caridade de toda a comunidade do país de acolhimento. Tendo os jovens como protagonistas, a Jornada Mundial da Juventude procura também promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo.