O Grupo de Assessores (GA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) esteve reunido na manhã desta terça-feira, 9 de novembro. Na ocasião, foram apresentadas as ideias da Presidência para a celebração dos 70 anos de fundação da entidade. Os assessores refletiram sobre a proposta e acrescentaram sugestões de atividades e temas para compor as celebrações.
Segundo o bispo auxiliar da arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ) e secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, alguns membros da Presidência conversaram entre si e identificaram três pontos a partir dos quais a vida da CNBB se construiu nesses 70 anos. Assim, a ideia é indicar um tema para o período jubilar que expresse o compromisso da Conferência com a fé, com a vida e com a democracia. As reflexões também devem indicar um lema bíblico para as celebrações.
A proposta prevê que a celebração dos 70 anos da CNBB seja estruturada em duas etapas: um período de preparação, de 6 março a 12 de outubro de 2022; e um período de celebração, entre os dias 12 e 16 de outubro do ano que vem.
Na primeira etapa das atividades, poderão ser realizadas lives mensais, celebrações eucarísticas, eventos culturais e produção de publicações, por exemplo. A segunda etapa, deve ser marcada pela X Assembleia Nacional dos Organismos do Povo de Deus. A celebração dos 70 anos da CNBB é um dos tópicos da reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep), que será realizado amanhã, 10 de novembro.
Novas missões
A reunião também foi marcada por agradecimentos e votos por conta de novas missões. Nomeado bispo da diocese de Camaçari (BA), monsenhor Dirceu de Oliveira Medeiros, atual subsecretário adjunto geral da CNBB, pôde receber os agradecimentos do secretário-geral, dom Joel Portella Amado, pelos serviços prestados à Conferência.
Dom Joel manifestou gratidão ao monsenhor Dirceu pelo tempo de serviço à conferencia e quis fazê-lo publicamente junto com o GA, com quem os dois subsecretários trabalham muito diretamente.
“Quero expressar a alegria, a unidade, o desejo de que, na nova missão, junto à Igreja particular de Camaçari, o padre Dirceu continue cumprindo a sua missão como cumpriu aqui entre nós e anteriormente em São João Del Rei. Nós temos certeza de que Aquele que começou em você essa boa obra, como diz a Carta aos Filipenses, há de leva-la à perfeição”.
De sua parte, padre Dirceu falou da alegria ao receber a nomeação e também da consciência do tamanho da responsabilidade. Ele agradeceu pelas manifestações de alegria, de carinho, “motivo de muita ajuda, de muita confirmação nesse caminho, nessa nova etapa”. Monsenhor Dirceu ainda falou da felicidade da confirmação da presença de membros do grupo em sua ordenação episcopal, no próximo dia 4 de dezembro em São João Del Rei.
O futuro bispo também agradeceu pelos aprendizados ao longo dos últimos dois anos e meio. “Tive que aprender os meus caminhos com a ajuda de vocês [assessores] e também dos colaboradores. Foi um caminho que eu tive que fazer e, com a graça de Deus, com a assistência do Espírito Santo, foi possível a gente descobrir os caminhos. E experimentar essa alegria, essa comunhão, essa fraternidade de vocês. Os assessores da CNBB e as assessoras, na verdade, são um trabalho silencioso, discreto, mas de fundamental importância para a conferência episcopal. Vocês vivem na obscuridade de Nazaré”, disse.
Agradecendo ainda à Presidência da CNBB pela confiança em seu trabalho, monsenhor Dirceu quis terminar sua fala com uma frase que Deus colocou em seu coração:
“Aquele que elege, que chama e que envia é o mesmo que dá a graça. Aquele que elege, chame e envia é o mesmo que não deixou faltar a farinha na vasilha da viúva de Sarepta e não deixou faltar também azeite na ânfora daquela mulher frágil. E essa confiança a gente não pode perder nunca”, refletiu.
Ele ainda disse que vai sair pelo Brasil afora levando uma boa experiência da CNBB. Lamentou que um pequeno grupo atue sistematicamente contra a reputação da Conferência, enquanto há “testemunhos belíssimos de comunhão, de vida fraterna, de serviço à evangelização” na entidade.
Subsecretário adjunto interino
Dom Joel Portella também anunciou que ficará interinamente na função de subsecretário adjunto geral o padre Patriky Samuel Batista, secretário executivo de Campanhas da CNBB.
Patriky agradeceu a confiança e se colocou à disposição para dar continuidade ao “belíssimo trabalho” que tem sido feito pelo monsenhor Dirceu.
Nova assessora
Quem também recebeu votos para a nova missão foi a nova assessora externa da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, Mariana Aparecida Venâncio. Ela usou a palavra para um agradecimento.
“Só tenho agradecer as boas-vindas que eu tenho recebido desde o dia 21. Tenho me sentido muito bem acolhida. Estou aqui para aprender muito, nesse início ainda estou me inteirando dos trabalhos da comissão, mas quero agradecer especialmente padre Jânison, que tem me ajudado nesse início, mas também a confiança de toda a CNBB, por meio do monsenhor Dirceu, do padre Marcus, que me acolheram tão bem; do padre Jânison e do dom [José Antônio] Peruzzo que tiveram essa confiança. Estou consciente de toda a responsabilidade que eu tenho daqui em diante, e estou disposta a contribuir da melhor forma”, disse.
Outros temas
Os assessores ainda trataram de questões administrativas, planejamento de atividades, reflexão sobre as modalidades dos eventos e marcaram a próxima reunião para os dias 8 e 9 de fevereiro.
O encontro também foi oportunidade para que alguns assessores partilhassem projetos e temáticas que merecem atenção do conjunto das comissões.