ASSEMBLEIA REGIONAL DO DÍZIMO REUNIU COORDENADORES ARQUIDIOCESANOS EM SALVADOR

Coordenadores da Pastoral do Dízimo nas arquidioceses e dioceses da Bahia e de Sergipe e representantes do Dízimo nas sub-regiões participaram da Assembleia Regional do Dízimo, realizada em Salvador, nos dias 27 e 28 de setembro. Na oportunidade, que contou com a presença do bispo referencial, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, os participantes refletiram sobre o tema “Dízimo: esperança que não decepciona”.

“Tivemos a presença de 21 das 26 arquidioceses e dioceses do regional Nordeste 3. Aqui, pensamos em como trabalhar bem a consciência pastoral, a forma de pertença da Igreja em uma linguagem mais consolidada, conforme diz o Sínodo, caminhando juntos, em comunhão, participação e missão. E nós temos que fazer esse caminho sinodal”, disse o coordenador Regional do Dízimo, André Luís Moreira dos Santos.

De acordo com André, esta Assembleia foi para além de uma avaliação. “Esse ano nós não só avaliamos 2024, mas já estamos nos preparando para a comemoração dos 50 anos do lançamento do primeiro documento sobre o Dízimo, publicado pela CNBB em 1975. Esse documento foi o primeiro espaço de compreensão sobre o que é, de fato, uma Pastoral do Dízimo, já que, naquele ano, naquela época, a Igreja do Brasil, através da Assembleia Geral da CNBB, definiu o Dízimo como uma forma de sustentação e de participação da vida da Igreja no país”, afirmou.

Como parte da programação, os participantes tiveram, ainda, a oportunidade de refletir sobre a caminhada da Pastoral do Dízimo em cada diocese, além de acompanhar formações sobre o tema central e “Pastoral do Dízimo e as novas ferramentas digitais”. Os sub-regionais também se reuniram para planejar ações para 2025.

“Nó vamos sair daqui consolidados com a equipe de formação do Regional, que é uma equipe mais ampla para dar suporte às diversas dioceses no processo da formação presencial, direta ou até de forma online. Como também, estamos criando a partir daqui, com essa mesma equipe, criamos uma forma de conteúdos formativos que possam ser transmitidos pelo canal do YouTube para facilitar a formação de comunidades, e paróquias sobre a pauta do dízimo”, explicou André.

Mais informações no site do regional NE 3

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here