Lahore (Agência Fides) – Padres católicos, ulemás muçulmanos, crianças, estudantes de seminários islâmicos, mulheres e jovens muçulmanos, cristãos, hinduístas e sikh: todos presentes e envolvidos num evento organizado em Lahore nos dias passados pelo Conselho para o Diálogo Inter-religioso, para promover a harmonia inter-religiosa por ocasião da conclusão do mês sagrado do Ramadã.
O encontro teve início com a proclamação de alguns trechos da Bíblia e do Alcorão, lidos por narradores muçulmanos e cristãos, e prosseguiu com orações segundo as respectivas crenças. Pe. Francis Nadeem OFM Cap, coordenador do Conselho, ilustrou a Fides o sentido da iniciativa: “Há anos é tradição que nós representantes cristãos do Conselho para o Diálogo Inter-religioso convidamos os nossos concidadãos muçulmanos para celebrar juntos o iiftaar (que conclui o mês do Ramadã), enquanto os nossos irmãos muçulmanos nos convidam para romper o jejum no tempo da Quaresma. Esta expressão bilateral de fraternidade nos aproxima uns aos outros”. A prática do jejum, de fato, é um dos valores comuns presentes em várias religiões, como no Cristianismo e no Islamismo.
Todos os presentes apreciaram o espírito de encontro e o esforço de promover a harmonia nacional e religiosa.
“O jejum nos ensina a tolerância, a unidade, a fraternidade, o perdão e a esmola”, disseram alguns líderes islâmicos, dentre os quais o líder sufi Pir Shafaat Rasool, Presidente do Conselho inter-religioso, e Hafiz Mufti Syed Ashiq Hussain, fundador e professor de uma madrassa em Lahore. Todos fizeram um apelo “a toda a nação para que se possa viver em paz”. Os participantes do encontro rezaram pelo progresso, a prosperidade e a paz no país e pelo sucesso das forças armadas na luta contra o terrorismo.
Fonte: Agência Fides