ÁSIA/IRAQUE – Em Kirkuk, será feriado também o dia 24 de dezembro, como sinal de “solidariedade para com os cristãos”

Kirkuk (Agência Fides) – Este ano, o Natal do Senhor para as Igrejas que seguem o calendário gregoriano cai numa sexta-feira, feriado também para os muçulmanos. Por isso, querendo oferecer também esta vez de maneira pública um sinal de solidariedade das instituições e de toda a sociedade para com os cristãos, o governador da província de Kirkuk, o curdo Necmettin Karim, declarou que também a quinta-feira, 24 de dezembro, vigília de Natal, será feriado, e todas as instituições públicas da província, inclusive as escolas – se lê no comunicado divulgado pelo escritório do governador e enviado à Agência Fides –, observarão um dia de repouso.
Assim – destacou o governador –, também os muçulmanos poderão demonstraram a própria proximidade a seus concidadãos cristãos. A decisão foi divulgada na segunda-feira, 14 de dezembro, por ocasião da reunião do Conselho municipal de Kirkuk. No decorrer do encontro – referem as fontes oficiais do patriarcado caldeu, consultadas pela Agência Fides –, o governador também renovou o alerta para a atividade de “grupos criminosos que buscam difundir o terror”.
Kirkuk fica a menos de 180 quilômetros de Mosul, e desde junho de 2014 resistiu às ofensivas e às tentativas de expansão dos jihadistas do Estado Islâmico (Daesh), sobretudo em virtude da proteção garantida à cidade pelas milícias curdas Peshmerga. As forças jihadistas ocupam, no entanto, uma parte da província de Kirkuk, e permanecem a poucas dezenas de milhas da capital. A situação no território se torna ainda mais complexa pela presença na região de tropas enviadas pela Turquia com a justificativa de ter que proteger a minoria turcomena local.

Fonte: Agência Fides

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here