Bispo reflete sobre esse novo ambiente de vivência da fé
Estamos acostumados a ouvir pregações de bispos sobre temas de doutrina e sobre a Bíblia, mas o bispo Dom Edson Oriolo se projetou também nos púlpitos digitais e lançou um livro intitulado: “Evangelização no Metaverso com Inteligência artificial”.
Segundo as reflexões do bispo, sempre houve na Igreja a busca pelo equilíbrio entre tradição e inovação. E o sentido dessa busca é preservar a fé e também se abrir para novos meios de propagação dela.
Tecnologia e fé
“A evangelização no Metaverso é o novo desafio para a Igreja”, afirma Dom Oriolo. No ambiente virtual as pessoas simulam de tudo, inclusive lugares religiosos, certamente é uma complexa relação entre o virtual e o real, mas é também uma nova fronteira da evangelização.
Para Dom Edson, que é Bispo da Diocese de Leopoldina, em Minas Gerais: “Vivemos em um mundo tecnológico que impacta significativamente nossa racionalidade. Os vieses tecnológicos influenciam nossas comunicações e relacionamentos interpessoais, gerando uma dependência que compromete nosso bem-estar e nossa relação transcendente. Essa dependência pode prejudicar o crescimento da nossa fé, mas também podemos descobrir meios de fortalecê-la. As tecnologias trazem tanto benefícios quanto malefícios. Estamos nos tornando viciados e imersos nessa barbárie tecnológica, que se torna onipresente. Mas com o bom uso da tecnologia em favor do bem comum e da dignidade humana pode impulsionar o amadurecimento da fé.
“A tecnologia não deve ser um fim em si mesma, mas é um meio pelo qual as pessoas se relacionam”, afirma o bispo. Por isso é necessária uma abordagem cuidadosa ao utilizar essas ferramentas preservando a dignidade humana e a autenticidade da mensagem cristã.
Missão virtual
“Diante desse cenário, a Igreja é chamada a exercer um papel crucial na promoção de um uso ético e responsável da tecnologia. Isso implica em discernir quais ferramentas digitais podem fortalecer a fé e quais podem representar um obstáculo ao crescimento espiritual. Além disso, é fundamental incentivar a reflexão crítica sobre o impacto da tecnologia na vida pessoal e na sociedade como um todo, buscando sempre conciliar os avanços da razão com os valores do Evangelho”, conclui Dom Edson Oriolo.