As crises no caminho da fé

                A leitura do capítulo 6 do Evangelho de São João (1 Reis 19,4-8, Salmo 33, Efésios 4,30-5,2 e João 6,41-51), que nos acompanha nestes domingos da Liturgia dominical, iniciou meditando sobre a milagrosa multiplicação do cinco pães e dois peixes. O evangelista registra que uma multidão se alimentou. A seguir, Jesus convida a quantos tinha saciado a esforçarem-se em buscar um alimento que permanece para a vida eterna. Quer ajudar a multidão a compreender o significado daquele prodígio que realizou saciando a fome física e depois prepara a multidão para aceitar o segundo anúncio: “Eu sou o pão que desceu do céu”. Comer deste pão significa alimentar-se para a vida eterna.

                A multiplicação do pão para saciar a fome gerou euforia a ponto de quererem proclamar Jesus rei. Mas, o segundo convite “eu sou o pão que desceu do céu” gerou murmurações a respeito de Jesus. No contexto bíblico, murmurar é uma atitude de um povo descrente. A motivação da murmuração é a pretensão satânica de querer impor a Deus a própria lógica humana, de enquadrá-lo nos esquemas construídos pelos humanos. “A incredulidade agora se direciona contra a encarnação do Cristo, contra o escândalo da sua humanidade que contradiz e torna absurda a sua proposta divina de ser “o pão descido do céu”. A visibilidade da carne e da humanidade que deveria ser um instrumento de graça, uma transparência da presença amorosa de Deus no meio dos homens, torna-se para os olhos incrédulos um obstáculo que impede de intuir no “filho de José” o Filho de Deus. O escândalo da encarnação e da cruz, porém, são a força que derrota a sabedoria humano “murmuradora” (Cardeal Gianfranco Ravasi).

                O Livro dos Reis medita a crise vivida por Elias. Ele começa a sua missão de profeta de forma triunfal, segundo a compreensão humana, e pensa que isto converterá todo o povo para Deus. Mas isto não se confirma e passa a ser perseguido pela rainha. Foge para o deserto e pede a Deus: “Agora basta, Senhor! Tira a minha vida, pois não sou melhor que meus pais”. Esta fuga para o deserto torna-se uma peregrinação para o início do povo de Deus. Alimentado duas vezes pelo anjo, lhe é dito: “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer”. Coloca-se quarenta dias pelo caminho até chegar ao monte Horeb, também conhecido por Monte Sinai, onde Deus, por mediação de Moisés, estabeleceu aliança com o Povo através dos dez mandamentos. Elias alimentado com o pão, a água e a Palavra de Deus renasce como profeta, no mesmo lugar onde nasceu o povo de Deus.

    A Carta aos Efésios convida “não contristeis o Espírito Santo”, isto é, não tornar muito triste o Espírito Santo pela incredulidade e o pecado. “Toda amargura, irritação, cólera, gritaria, injúrias, tudo isto deve desaparecer no meio de vós, como toda espécie de maldade”.  A vida divina oferecida pelo Espírito Santo, o pão descido do céu e a Palavra de Deus são o fundamento da ética cristã. “Sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo. Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor”.

                Somos peregrinos no mundo rumo a Deus. Uma peregrinação na qual estamos sujeitos a crises inesperadas, também no âmbito da fé. Porém a divina providência oferece “o pão vivo descido do céu” para não desanimarmos. A exortação a Elias vem dirigida a nós: “Levanta-te e come! Ainda tens um caminho longo a percorrer”.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here