Arquidiocese de São Paulo avalia plano de pastoral

O projeto de evangelização quadrienal da arquidiocese de São Paulo foi avaliado pelos participantes da Assembleia Arquidiocesana, realizada no último sábado, 26 de outubro. O evento foi aberto pelo arcebispo metropolitano, cardeal Odilo Pedro Scherer, que destacou a importância do evento para “que a Igreja continue a ser aquela que traz para as pessoas a força de Deus”.

As diversas instâncias eclesiais da arquidiocese enviaram propostas de implementação do plano pastoral, que foram apresentados pelo bispo auxiliar, dom Milton Kenan Junior. “Por mais que as urgências fossem as mesmas e que algumas propostas se repetissem, os enfoques dados foram diferentes”, disse o bispo.

O 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo especifica o projeto de evangelização quadrienal. Este ano, o destaque está na “Fé que Cremos”. Para 2014, o que norteará os trabalhos é “A Fé que celebramos”, com ênfase para três urgências: Igreja em estado permanente de missão; Igreja – casa da iniciação à vida cristã; e Igreja e a evangelização dos jovens.
Dom Odilo salientou que também é tempo de olhar para frente. “Por isso nós temos um projeto, um Plano de Pastoral. Eu o chamo como um grande propósito para ser realizado ao longo desses anos, que quer nos levar a sermos testemunhas de Jesus Cristo na cidade”, ressaltou.

Os participantes da assembleia apresentaram propostas de formação de leigos missionários e a necessidade de se ter uma maior articulação entre as pastorais. A presença pública da Igreja e a importância dos cristãos participarem dos diversos conselhos também foram abordadas.

Os grupos de trabalho apresentaram uma proposta que reivindica maior participação da mulher na Igreja. O arcebispo fez uma uma reflexão sobre o tema, reconhecendo a importância da mulher, e salientou que grande parte da missão da Igreja passa pela ação da mulher em diversos campos, especialmente na questão da Evangelização para a transmissão da Fé. “É importante que a mulher ocupe o seu espaço e dê a sua retribuição específica”, concluiu o cardeal.

Beatificação

Durante a Assembleia, dom Odilo anunciou que a beatificação da Madre Assunta Marchetti, cofundadora da Congregação da Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo (Carlistas Scalabrinianas), deverá ser realizada em outubro ou novembro do ano que vem. A religiosa italiana viveu em São Paulo e teve o decreto de beatificação aprovado pelo Papa Francisco no início de outubro.

 

Local: Brasília (DF)
Fonte: CNBB