“Aplainai o caminho do Senhor”

    Celebramos nesse Terceiro Domingo do Advento o Domingo Gaudete, ou seja, o Domingo da alegria, pois o Senhor se aproxima, estamos próximos de celebrarmos o seu Natal. Nesse Domingo ascendemos a vela rosa e a Igreja se veste, de maneira opcional, da cor rósea, ou seja, um roxo mais suave.

    Com as três velas do advento acesas as trevas vão dando lugar a luz e a Igreja vai ficando iluminada perante a chegada do seu Senhor. E assim nós somos convidados a partir do nosso batismo a irradiar essa luz para as pessoas e anunciar a todos que o Senhor se aproxima. Somos convidados a partir dessa semana por meio da Palavra de Deus a entrarmos mais ainda no clima natalino e da expectativa da chegada do Senhor.

    Que a participação na Eucaristia nos ajude a sempre estarmos prontos para servir o Senhor, com alegria no coração. E que Ele ao chegar nos encontre empenhados na construção do seu Reino. Essa semana inicia-se o período da Novena de Natal em que somos convidados a nos preparar interiormente para o Natal do Senhor. E o Espírito Santo nos impulsiona a anunciar o Evangelho e a construir aqui na terra o Reino de Deus.

    A primeira leitura deste domingo (Is 61,1-2a.10-11), o profeta se alegra e sua alma se regozija e poder proclamar as maravilhas de Deus para as pessoas. Ele se alegra por ser escolhido por Deus em anunciar um tempo de graça que está por vir sobre o povo de Israel. Esse mesmo texto do profeta Isaías, alguns anos mais tarde, Jesus vai proclamar ao iniciar a sua vida pública.

    A Palavra de Deus foi lançada na terra e ela deve germinar, crescer e produzir frutos e da mesma maneira o Senhor Deus fará brotar a justiça e a glória diante de todas as nações.

    O salmo responsorial (Lc 1,46ss) nos é apresentado um trecho do cântico do “Magnificat”, que é o cântico que Nossa Senhora eleva a Deus agradecendo as maravilhas que ele fez, não somente para com Ela, mas com todo o povo de Israel. O amor de Deus se estende de geração em geração, a todos aqueles que o temem.

    A segunda leitura (1Ts 5,16-24), São Paulo exorta a comunidade a estar sempre alegre, rezar e dar ação de graças a Deus sem cessar. O apóstolo diz a comunidade para se afastar de todo o tipo de maldade, e em todas as circunstâncias, sejam elas boas ou não tão boas assim, devemos dar graças ao Senhor.

    O Evangelho deste domingo (Jo 1,6-8.19-28), nos é apresentado João Batista e qual era a missão dele aqui na terra. Os fariseus vão interroga-lo e questionam se ele era o Messias que devia vir ao mundo ou não. Mas João nega e confessa ao dizer que ele não é o Messias, mas está preparando o lugar para que ele venha. João declara aos que foram interroga-lo “Eu sou a voz que grita no deserto: “Aplainai o caminho do Senhor”. E João ainda foi questionado a respeito do batismo que ele praticava e ele diz que batizava com água, mas viria aquele que batizaria com a água e o Espírito Santo. João praticava um batismo de conversão dos pecados, preparando o povo para a chegada do Messias. Tudo isso ocorreu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando.

    A liturgia deste domingo gaudete nos fala da alegria e da feliz expectativa da chegada do Senhor. E somos convidados assim com o João Batista a anunciar a boa nova do Reino de Deus, levando muitas pessoas a mudarem de vida e a optarem por escolher os caminhos de Deus e não do pecado. Levar muitas pessoas a se aproximar da luz e se distanciarem das trevas.

    Continuemos sempre em vigilância e oração, com as nossas lâmpadas acesas até que o Senhor venha. Ele chama a cada um de nós a sermos sinal da presença dele para as outras pessoas. Na semana que vem acenderemos a quarta vela da coroa do advento e a luz ficará completa, significando assim que o Senhor já está bem perto. Irradiemos essa luz de Deus para as pessoas que conhecemos, para que o Mundo inteiro seja irradiado pela luz de Deus.

    Estamos vivendo um momento em que é necessário que a luz de Deus se faça presente no mundo, muitas pessoas ainda não conhecem essa luz e optam por escolher o caminho das trevas e escuridão, um caminho que não tem volta. Que nesse Natal a luz de Deus ilumine o mundo inteiro e que possamos viver num mundo melhor para todos, sobretudo agora diante da pandemia que acometeu o mundo todo esse ano.

    Que o Espírito Santo de Deus nos encha de alegria e a Virgem Maria nos proteja e nos ajude a esperar com alegria a chegada do Senhor. Possamos sempre exaltar as maravilhas que Ele realiza em nós e para o mundo. Amém.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here