Ânimo para o medo dos discípulos

    Os discípulos de Jesus estão cheios de medo e perturbados diante de sua partida. O pensamento da morte os assusta e paralisa. Como, pois, confiar a gente medrosa e inerte o prolongamento da prática libertadora de Jesus? O que irão os discípulos fazer com a herança do Mestre? Em nome de Jesus, o Pai vai enviar o conselheiro, o Espírito Santo, gerador de vida nova.
    A função do Espírito na caminhada da comunidade, consiste em ensinar e lembrar. Para João, o termo lembrar é muito importante. Significa interpretar a palavra de Jesus à luz de sua morte e ressurreição. No Evangelho de São João, Jesus é apresentado como aquele que recorda, ensina e revela o projeto do Pai. O Espírito. Por sua vez, ensina e faz lembrar todas as palavras e gestos de Jesus. Ele é, pois, a memória sempre atualizada das ações de Cristo, em todos os tempos e lugares. Pelo Espírito, as comunidades cristãs terão condições de fazer com que a palavra de Deus ilumine as situações presentes, apontando os caminhos de libertação e vida para todos, por meio dele, os cristãos são capazes de distinguir o que leva à vida e constrói o Reino de Deus, daquilo que é fruto do egoísmo e conduz à morte.
    Num clima de tristeza, perplexidade e medo por parte dos discípulos, Jesus tem palavras de paz e alegria. Ele está para morrer e dá a paz aos seus. A paz que Ele comunica é fruto de sua decisão em cumprir, até o fim, o projeto do Pai, enfrentando o mundo das trevas que o conduzirá à morte. A paz que Jesus dá, pois, não é o cessar conflitos, pelo contrário, é a serenidade e a coragem que vem de uma convicção profunda. Deus está presente nos conflitos e é mais poderoso que estes, é capaz de devolver vida a quem enfrentou a morte para realizar a vontade do pai.
    Jesus se submeteu em tudo ao Pai. Sua obediência em tudo suscita a fé nos que o seguem, tornando-os capazes de amar ativamente de tal forma que seu amor torne presente o Cristo em suas vidas.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here