O projeto tem como intuito fomentar a tolerância, empatia e fé através da realidade e diversidade
Com o propósito de uma educação humana integral por meio de ações capazes de contribuir para a formação crítica, ética, social e política do aluno, o Colégio Salesiano Santa Teresinha promove visita aos templos religiosos em São Paulo como complemento das aulas de história e geografia para alunos da primeira série do Ensino Médio todo ano. A iniciativa possibilita o exercício renovado de uma cidadania participativa, construtiva e solidária através da fé.
Neste ano, os estudantes visitaram a Mesquita do Brás, a igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Catedral Ortodoxa de São Paulo e o Templo Budista Zu Lai no dia 17 de outubro. A visita permitiu vivenciar, através do contato direto, outras maneiras de professar a fé e outras tradições religiosas fora daquelas com as quais os estudantes estão habituados. “Somos uma escola católica inclusiva, cidadã e acolhedora, com esse programa, permitimos que os nossos alunos tenham uma percepção mais ampla sobre outras culturas e tradições, além de fomentar a tolerância e a empatia, que tende a eliminar preconceitos e julgamentos do senso comum”, explica a professora de história e idealizadora do projeto, Andressa Stuchi.
O projeto tem cerca de nove anos e já é tradição no colégio, ensinando que o mundo é multidimensional, diverso, mais abrangente do que o que se supõe, contemplando uma gama de manifestações culturais e religiosas. Durante a visita, os estudantes são acolhidos nos templos por guias, geralmente os próprios líderes religiosos, que monitoram a visitação dos espaços. “O que eu percebi ao longo desses anos é que os pais também se envolvem e se engajam no projeto ao ver o entusiasmo dos filhos”, diz Stuchi.
Segundo ela, a iniciativa leva a uma tarefa reflexiva de compreensão e respeito pela diversidade, criando um senso de alteridade. “O nosso dever é fornecer uma formação humanista para uma reflexão e atuação crítica diante da realidade tornando o estudante um sujeito ativo capaz de tomar escolhas conscientes de forma autônoma, o que por si só já é uma possibilidade transformadora do mundo, tanto no plano individual como no coletivo”, finaliza a professora.
Sobre o Colégio Salesiano Santa Teresinha: Destaque como principal centro de Ensino Infantil, Fundamental e Médio, o Colégio Salesiano Santa Teresinha (Rua Dom Henrique Mourão, 201 – Santa Terezinha) foi fundado em 1937, na Zona Norte de São Paulo. A instituição é centrada na metodologia do Amor Educativo e no Sistema Preventivo, que se resumem em três dimensões: razão, espiritualidade e afeto – bases da proposta pedagógica de Dom Bosco, santo católico que atuou como educador de crianças e jovens no século XIX. Além dessa dimensão religiosa, o externato Santa Teresinha conta ainda com diversas atividades extracurriculares para desenvolver habilidades complementares aos ciclos da educação básica.