ÁFRICA/RD CONGO – Bispos: “A Igreja é neutra”. Retirada a participação na reunião sobre as eleições africanas

Kinshasa (Agência Fides) – A Conferência Episcopal da República Democrática do Congo (CENCO) retirou seu representante, Pe. Léonard Santedi (Secretário-geral da CENCO), da Conferência internacional sobre os processos eleitorais na África sub-Sahariana, que se realizou na ilha de Gorée, diante da capital do Senegal, Dacar, de 11 a 14 de dezembro. Um comunicado recebido pela Agência Fides explica que a CENCO havia sido convidada a participar da conferência pela Fundação alemã Konrad Adenauer. “No convite enviado à CENCO não constava o nome dos outros convidados”, afirma o comunicado. “Somente quando nosso delegado chegou a Dacar, percebemos que, além de representantes da sociedade civil, os únicos atores políticos eram da oposição”.
“Para eliminar qualquer confusão sobre a posição da Igreja católica, “Igreja em meio de uma aldeia”, Igreja que não se alia com nenhum dos lados, mas é uma comunidade de fé a serviço da verdade pela salvaguarda do bem comum, a CENCO pediu a seu delegado que deixasse a conferência domingo, 13 de dezembro, e retornasse a Kinshasa”.
O governo de Kinshasa acusou o Senegal de hospedar a reunião com a intenção de “desestabilizar as instituições congolesas”. Na RDC existem fortes tensões por causa da possibilidade que o Presidente Joseph Kabila tente modificar a Constituição para poder se candidatar para o terceiro mandato presidencial nas eleições de 2016.

Fonte: Agência Fides 15/12/2015)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here