ÁFRICA/NIGÉRIA – “Punir os culpados com a justiça, basta com vítimas inocentes”, pedem os Bispos

Abuja (Agência Fides) – “Punir os verdadeiros culpados do terrorismo e da corrupção e evitar vítimas inocentes”. É o que pedem os bispos nigerianos da Província Eclesiástica de Ibadan em um comunicado enviado à Agência Fides, no final de sua primeira Assembleia Plenária de 2016.
Os Bispos observam que a opinião pública parece saudar positivamente as medidas tomadas pelo Presidente Muhammadu Buhari “em duas áreas críticas para a vida de nosso país: o surgimento do Boko Haram e corrupção”.
O documento manifesta o seu apreço pelo trabalho da polícia e das forças armadas nigerianas em recuperar terreno na luta contra o Boko Haram, permitindo o retorno de muitos deslocados às suas casas. Depois de pedir ao governo que permaneça vigilante para evitar “um retorno aos piores dias da guerrilha”, os Bispos esperam que “se evite punir pessoas inocentes pelos crimes cometidos pelos insurgentes”.
Em termos do combate à corrupção pedem, por um lado para colocar fim à impunidade de que parecem desfrutar de vários funcionários públicos, por outro para “preservar os direitos e a dignidade dos acusados. Isso deriva da dignidade de cada ser humano, criado à imagem de Deus, e da necessidade da Nigéria romper com os elementos de impunidade do passado”.
A crise econômica que atingiu a Nigéria por causa da queda dos preços internacionais do petróleo está tendo um impacto negativo no setor público. Os bispos fazem um apelo pelo pagamento dos salários dos trabalhadores pedindo “aos nossos líderes que evitem qualquer forma de ameaça, arrogância e impunidade na resposta a estes delicados desafios públicos. Várias pessoas estão carregando o peso da situação econômica atual e os nossos líderes não devem acrescentar outros traumas emocionais a seu fardo”.

Fonte: Agência Fides.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here