Maseru (Agência Fides) – O encontro regional dos Bispos da África do Sul, por meio de seu Departamento Social, organizou recentemente uma palestra sobre o desenvolvimento da capacidade de promover o respeito dos direitos humanos para refugiados e migrantes.
Segundo comunicado enviado à Agência Fides, as participantes do workshop foram selecionadas entre a organização recentemente formada de mulheres católicas do IMBISA: Inter Regional Meeting of the Bishops of Southern Africa, organismo que reúne os Bispos de Botswana, Lesoto, Namíbia, Moçambique, Suazilândia e Botsuana.
A organização das mulheres do IMBISA promove a participação das mulheres em questões de governo e direitos humanos, visto que a maioria das vítimas de abusos e violências contra migrantes e refugiados são mulheres.
O workshop se inspirou na Exortação apostólica pós-sinodal “Africae Munus” de Bento XVI, que reafirma o papel das mulheres nos campos da justiça e da paz. O encontro se realizou em Maseru, no Lesoto, e foi uma ocasião para partilhar experiências e reforçar a publicação online de informações entre as mulheres na região do IMBISA.
Fonte: Agência Fides