Admirando as palavras cheias de graça!

    A história testemunha que São Jerônimo (340-420), festejado na Igreja no dia 30 de setembro, tinha uma personalidade forte. Causava simultaneamente admiração e suscitava polêmicas. Agraciado com muitos dons naturais, teve a oportunidade de desenvolvê-los. Foi batizado com 25 anos e aos 38 foi ordenado sacerdote. Dominava várias áreas do conhecimento e várias línguas. O papa na época o encarregou de traduzir a Bíblia para o latim, revendo traduções já existentes e fazendo novas. Dedicou mais da metade da sua vida nesta missão de traduzir e comentar a Bíblia. Inspirando-se nele a Igreja Católica dedica o mês de setembro para incentivar os fiéis à leitura, estudo e oração dos textos sagrados.

    O evangelista Lucas registra que Jesus foi à Sinagoga de Nazaré onde leu as Escrituras e registra a reação dos ouvintes: “Os olhos de todos estavam fixos nele. Todos lhe davam testemunho, admirando as palavras cheias de graça que saiam de sua boca” (Lc 4,20.22) São Mateus diz: “Depois que Jesus concluiu essas palavras, as multidões ficaram maravilhadas com seu ensinamento. Com efeito, ele ensinava como quem tem autoridade” (Mt 7,28-29). São Marcos escreve: “Jesus entrou na Sinagoga e ensinava. Ficaram maravilhados com seu ensinamento, pois ele ensina como que tem autoridade” (Mc 1,21-22).

    Três evangelistas registram que os ensinamentos de Jesus Cristo causavam nos ouvintes admiração e maravilhamento. Além de reconhecerem que eram ditas com autoridade. Se a reação dos primeiros ouvintes foi esta, torna-se o paradigma de escuta e reação para os fiéis de hoje. Além de aceitá-la como uma palavra proferida por quem tem autoridade.

    Pelo fato ouvir repetidas vezes a mesma passagem bíblica, ela pode ressoar como se fosse algo requentado, gerando indiferença e distração. Porém é bom lembrar que nenhum dia da vida se repete e cada vez que se escuta a mesma Palavra Deus algo de novo já aconteceu na vida. Por isso cada escuta é única e irrepetível. “Toda manhã ele me desperta e abre meus ouvidos para que eu ouça como um discípulo” (Isaías 50,4). Admirar-se sempre, é uma postura de quem se reconhece necessitado de ser ensinado permanentemente.

    A presença onipresente das diferentes mídias oferece um imenso número de informações e orientações. Todos os momentos têm pessoas dando orientações, interpretando fatos, apontando rumos. Se tudo isso for levado a sério ninguém saberia por onde andar, pois é impossível discernir sobre tudo. Nesta infinidade de caminhos, os cristãos não estão perdidos. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para minhas veredas” (Sl 119,105). Esta lâmpada que emite luz pode ser entendida de dois modos complementares. Como lâmpada fixa, é visível, mas não se move. O segundo modo de entendimento é como “tocha”, “lanterna” que se move, que aponta o caminho na escuridão, que caminha junto apontando para frente. Ilumina cada passo, metro a metro a ser andado e em cada situação. Maravilhar-se e admirar-se da Palavra de Deus porque é luz.

    Uma das armadilhas do inimigo é a mentira. Frequentemente pessoas caem no golpe do “bilhete premiado” ou outros similares. Quem aplica o golpe o faz de forma envolvente, ludibriosa enfim, de tal forma que parece ser verdade. E quem é enganado só se dá conta depois. A Palavra de Deus não é assim. Ela é muito direta e clara: amar, perdoar sempre, carregar a cruz, perdoar inimigos, repartir o pão, justiça, carregar a cruz. Muitas vezes, palavras duras de ouvir, de aceitar e, principalmente para serem vividas. Como são palavras de Deus ditas com autoridade, merecem admiração porque são verdadeiras.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here